Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional promovidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes foram abertas nesta sexta-feira (11). Voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, as capacitações visam ampliar as oportunidades de emprego e fomentar o empreendedorismo na cidade.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 720 vagas. Destas, 560 serão ofertadas no Polo da Vila Brasileira, enquanto as demais 160 estarão distribuídas entre dois polos descentralizados: a Paróquia São Pedro Apóstolo e a Comunidade São Francisco de Assis, ambas localizadas em Cezar de Souza.
As aulas terão início no dia 5 de maio e acontecerão duas vezes por semana, com opções nos períodos da manhã (das 8h às 11h) e da tarde (das 13h às 16h). Os dias e horários variam conforme a modalidade escolhida.
No Polo da Vila Brasileira, os candidatos poderão optar entre 14 cursos diferentes: Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelhas, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (especialização em alongamento de unhas).
Já nas unidades descentralizadas, serão ministradas as seguintes capacitações: Auxiliar de Cabeleireiro e Maquiagem, na Paróquia São Pedro Apóstolo; e Salgados e Doces para Festas e Videomaker, na Comunidade São Francisco de Assis.
Cada curso contará com 40 vagas e será totalmente gratuito. No entanto, os alunos deverão arcar com os custos dos materiais utilizados durante as aulas. A idade mínima para os cursos de Maquiagem, Videomaker e Tranças Nagô é de 16 anos, sendo obrigatória a assinatura do responsável legal (maior de 18 anos) na ficha de inscrição impressa no primeiro dia de aula. Para as demais formações, é necessário ter 18 anos ou mais.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, ressalta o impacto positivo da iniciativa na vida dos cidadãos de baixa renda: “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade e os cursos profissionalizantes gratuitos são instrumentos essenciais para a qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda”, afirma.
Participação
Para participar, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental e residir em Mogi das Cruzes. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br, por meio do link direto https://forms.gle/aE5YQh72qNce9DYRA.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social: (11) 4798-6365.