O Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC) realizou, nesta quarta-feira (18), uma operação para a remoção de uma estrutura irregular construída sobre o rio Guaió, em Ferraz de Vasconcelos. O local vinha sendo utilizado para o descarte inadequado de resíduos, com acesso de caminhões pela estrada dos Fernandes, em Suzano.
A ação atendeu a uma determinação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que exigiu a demolição de uma ponte erguida de forma irregular sobre uma adutora da Sabesp.
Participaram da operação representantes de órgãos municipais e estaduais, incluindo equipes da Prefeitura de Suzano, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, da Polícia Militar Ambiental, do 32º Batalhão da Polícia Militar e das Guardas Civis Municipais de Suzano e de Ferraz de Vasconcelos.
De acordo com os órgãos envolvidos, o acesso irregular causava danos a uma Área de Preservação Permanente (APP) e estava associado a crime ambiental, devido ao descarte de resíduos, inclusive materiais com potencial risco à saúde humana e ao meio ambiente. Também foi constatado o depósito de entulho sobre a adutora da Sabesp, o que colocava em risco a integridade da tubulação.
A operação interrompeu a movimentação ilegal no local, que, segundo as autoridades, ocorria há mais de dez anos e abrangia os dois municípios.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias