Mais um grupo de trabalhadores receberá liberação para realizar o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a partir da próxima quinta-feira (1).
De acordo com o calendário da modalidade de saque do fundo de garantia, o dinheiro será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos nascidos em dezembro, que poderão retirar o valor até 28 de fevereiro de 2023.
Atualmente, o saque aniversário do FGTS está liberado para os trabalhadores que aderiram à modalidade e nasceram em setembro, outubro ou novembro – confira o cronograma completo abaixo.
Calendário Saque Aniversário FGTS 2022
- Janeiro – saques de 3 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro – saques de 1º de fevereiro e 29 de abril
- Março – saques de 2 de março a 31 de maio
- Abril – saques de 1º de abril a 30 de junho
- Maio – saques de 2 de maio a 29 de julho
- Junho – saques de 1º de junho a 31 de agosto
- Julho – saques de 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto – saques de 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro – saques de 1º de setembro a 30 de novembro
- Outubro – saques de 3 de outubro a 30 de dezembro
- Novembro – saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
- Dezembro – saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023
O que é saque aniversário do FGTS?
O Saque Aniversário permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), anualmente, no mês de seu aniversário. Até 50% dos valores de contas ativas e inativas podem ser resgatados.
A adesão ao Saque Aniversário é opcional. Os trabalhadores que não quiserem optar pela modalidade continuarão automaticamente no sistema de Saque-Rescisão, no qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.
O trabalhador que optar pelo Saque Aniversário do FGTS pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada. No entanto, a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.
Para solicitar o saque aniversário, o trabalhador que aderiu à modalidade poderá acessar o Saque Digital, acessando o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e pedir a retirada do dinheiro, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis. O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.
Além do aplicativo, o trabalhador que solicitar o saque pode fazer o procedimento através do site do FGTS e pelo internet banking da Caixa. Não é preciso ir até uma agência bancária.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram