Categorias
BRASIL

FGTS: veja como sacar o fundo de garantia de forma digital



Antigamente, para ter acesso ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nas condições previstas era preciso se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Hoje em dia, o processo de saque do fundo de garantia pode ser realizado de forma totalmente digital.



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é constituído pelos saldos das contas vinculadas, formadas pelos depósitos realizados pelos empregadores em nome dos trabalhadores e foi criado com o objetivo de garantir ao trabalhador uma indenização pelo tempo de serviço nos casos de demissão sem justa causa e ainda propiciar a formação de uma reserva a ser utilizada por ele, quando de sua aposentadoria, ou por seus dependentes, quando do seu falecimento.



O FGTS também é fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana e tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente aquele de menor renda.



O trabalhador tem o direito de realizar o saque quando há a demissão sem justa causa, o fim do contrato temporário, suspensão do trabalho avulso, aposentadoria, a amortização da casa própria, compra ou construção da casa própria, saque aniversário, saque calamidade ou emergencial, rescisão por falência ou morte do empregador ou nulidade do contrato, rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior, morte do trabalhador, quando o trabalhador com 70 anos de idade ou mais, quando o trabalhador está sem carteira assinada há três anos, quando o trabalhador ou dependente tem doença grave ou em estágio terminal por doença grave, câncer ou quando o trabalhador ou dependente é portador de HIV.



Como consultar e sacar o FGTS

O saldo do fundo de garantia pode ser consultado pelo CPF por meio do aplicativo do FGTS. Clientes da Caixa Econômica Federal podem consultar o saldo do FGTS também pelo internet banking.

A requisição do saque é feita também de maneira 100% digital por meio do aplicativo do FGTS. O trabalhador poderá informar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer instituição financeira, para transferir o valor para saque. Não há cobrança de taxa e o dinheiro estará disponível em conta em até cinco dias úteis.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: