Categorias
BRASIL

FGTS: saque aniversário é liberado para mais um grupo; veja o calendário



Nesta quinta-feira (1), a Caixa Econômica Federal libera para nascidos em abril o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), modalidade disponível desde abril do ano passado e que permite a retirada de parte do saldo da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.



Com isto, nascidos em janeiro, fevereiro, março ou abril já podem sacar o dinheiro. O dinheiro fica disponível por um período de três meses, depois, se não for retirado, volta para a conta do FGTS do trabalhador. Para nascidos em fevereiro, o prazo termina no fim deste mês.



Confira abaixo o calendário do saque aniversário do FGTS:



Mês de aniversárioPeríodo para saque
Janeiro4/1 a 31/3
Fevereiro1/2 a 30/4
Março1/3 a 31/5
Abril1/4 a 30/6
Maio3/5 a 30/7
Junho1/6 a 31/8
Julho1/7 a 30/9
Agosto2/8 a 29/10
Setembro1/9 a 30/11
Outubro1/10 a 31/12
Novembro1/11 a 31/1/22
Dezembro1/12 a 28/2/22
Fonte: Caixa Econômica Federal

O saque aniversário permite o resgate de 50% do FGTS para quem tem até R$ 500 na conta e até 5% para quem tem acima de R$ 20.000, sendo que o percentual vai caindo de acordo com o saldo em conta. Vale ressaltar que quem adere à modalidade perde o direito de sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa.



De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 9,7 milhões de trabalhadores já optaram pelo saque aniversário do FGTS em 2021.

Como aderir ao saque aniversário

De acordo com a Caixa, todos os trabalhadores que optarem pelo saque aniversário no site do banco até o último dia do mês do seu aniversário podem receber o valor no mesmo ano da opção.

Os trabalhadores que aderirem à modalidade podem solicitar o dinheiro no APP FGTS, indicando uma conta bancária em qualquer instituição financeira. A transferência é gratuita.

Vale lembrar que é possível consultar o saldo das contas do FGTS por extrato recebido em casa, pelo site www.caixa.gov.br/extrato-fgts, por aplicativo e pessoalmente nas agências da Caixa.

Entre em nosso Grupo no Facebook e confira as últimas notícias sobre o FGTS e outros benefícios sociais

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP