Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Festival Semear levará a Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, neste fim de semana, muita música, danças populares, circo, teatro infantil, cinema, oficinas mão na massa, feira de culinária e artesanato.
Com entrada gratuita, o evento acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 10h às 18h, no Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, localizado na Rua Benedicto dos Santos, nº 930.
O projeto está presente na região de Jundiapeba desde outubro de 2019, realizando oficinas de Educação Ambiental, Gastronomia, Design, Pintura e Estêncil, todas gratuitas para a comunidade. Agora, reunindo artistas independentes, empreendedores regionais e movimentando a cultura local, o Festival Semear convida os moradores para fazer parte do evento durante dois dias repletos de atividades e atrações para toda a família, a fim de democratizar o acesso à arte e a cultura regional, difundindo princípios da sustentabilidade e o conhecimento coletivo.
“O Festival Semear é um projeto de valorização e resgate da cultura popular, democratização da arte e dos conceitos de sustentabilidade para o público. Nosso objetivo é fazer da cultura um instrumento de transformação social”, explica Fabiana Maugé, responsável pelo projeto.
Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com patrocínio da ISA CTEEP. O projeto ainda tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, realização da FGM Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.
As atrações culturais do sábado (8) terão início com a contação de histórias “Sertão, Poesia e Verso”, com performances lúdicas de artistas nordestinos; na sequência, a Congada de Santa Efigênia, de Mogi das Cruzes vai promover por meio do bailado e tambores, um cortejo com a participação de cerca de 40 ritmistas; no início da tarde, o Duo Clássico de Rua realiza uma apresentação que mescla música instrumental com músicas populares, em um repertório especialmente elaborado para o Festival Semear; o Grupo Jabaticaqui encerra a programação do sábado, com muita dança e conhecimento popular.
No domingo (9), o grupo Poesia Elevada, apresenta seu espetáculo “Um Mundo Verde”, com artistas polivalentes que tocam, cantam e brincam em cima de pernas de pau; o Grupo Los Xerebas exibe a intervenção “Jardins Encantados”, com atividades lúdicas sobre o meio ambiente; a Congada do Divino de Mogi das Cruzes, realiza um cortejo celebrando a Festa do Divino – principal festa de cultura popular da cidade; o Forró in Concert, traz um grande baile com músicas brasileiras e nordestinas; e o encerramento fica por conta da Quadrilha Asa Branca e seus 40 dançarinos exibindo toda a riqueza das festas populares de junho no Brasil.
A programação ainda contempla oficinas mão na massa ligadas a preservação do meio ambiente, cinema, feira de artesanato e culinária.
Programação Festival Semear
Sábado (8)
Atrações artísticas
- 10h – Cerimonia de abertura;
- 11h – Contação de Histórias: Sertão Poesia e Versos;
- 12h – Apresentação da Congada de Mogi das Cruzes;
- 14h – Duo Clássico de Rua;
- 16h – O Planeta pede Água – Intervenção Artística;
- 17h – Grupo Jabaticaqui;
- 18h – Encerramento;
Cinema
- 11h – As Sementes;
- 11h30 – Nuvens de Veneno ;
- 13h – Lixo Extraordinário;
- 17h – O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida;
Oficinas
- 10h30 – SOS Abelhas sem Ferrão;
- 10h30 – Mundo dos Insetos;
- 13h – Horta em Caixa
Domingo (9)
Atrações artísticas
- 10h – Jardins Encantados;
- 11h – Poesia Elevada: Perna de Pau;
- 12h – Grupo de Choro;
- 13h – Congada do Divino de Mogi das Cruzes;
- 15h – Forro nas Alturas;
- 16h – Sucata Sam- Intervenção Artística;
- 17h – Quadrilha Asa Branca;
- 18h – Encerramento;
Cinema
- 10h30 – Nuvens de Veneno;
- 11h – As Sementes;
- 12h – Lixo Extraordinário;
- 14h – FormiguinhaZ
- 16h – O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida;
Oficinas
- 10h – Minhocário;
- 12h30 – Tintas da Natureza;
- 14h30 – Pintura Lúdica de folhas;
- 16h30 – Instrumentos de Congada.