Quem visitar o Parque Max Feffer, em Mogi das Cruzes, neste sábado (9), poderá aproveitar o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento acontecerá das 11h às 17h.
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo reunirá pequenos produtores de alimentos e bebidas, além de restaurantes da Rota Gastronômica das regiões turísticas Nascentes do Tietê e Entre Serras e Águas. A programação musical ficará por conta do Trio de Jazz da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.
O evento faz parte do Programa Sabor de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP. As atividades em Mogi das Cruzes começaram nesta sexta-feira (7), com um workshop voltado a profissionais da gastronomia e do turismo, além de uma aula-show do padrinho desta rota, o chef Henrique Yukio Ide.
Entre as atrações gastronômicas, o Pub do Mato, instalado em Mogi das Cruzes, apresenta embutidos de produção própria que combinam bem com as cervejas artesanais que também fabricam em pequena quantidade. De Bragança Paulista, o Famosa Linguiça comercializa linguiças defumadas e frescas, como a de gorgonzola com mel, um dos carros-chefes, e a curiosa de chocolate com conhaque, de sabor intenso e harmonioso. O Capril do Bosque, de Joanópolis, leva seus laticínios feitos com leite de cabra, enquanto a Fazenda 3 Sinos, de Pedra Bela, apresenta seu frescal, meia cura, coalho, além do macio e adocicado gouda e do morbier, feitos com leite de vaca.
Outros participantes do evento são a Fazenda Arujabel, de Arujá, que comercializa palmito, mel, castanha portuguesa e azeite de oliva; a Brasileira Mel, do município de Guararema, vendendo mel, própolis e pólen; o Engenho do Salto, da mesma cidade, apresenta suas cachaças; a Cevejaria Kalevala, de Pinhalzinho, mostra alguns dos rótulos produzidos em sua fábrica; e o Meu Pottop, de Guarulhos, apresenta antepastos e geleias.
O parque Leon Feffer fica na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/n, no distrito de Braz Cubas.
Produtores confirmados
- Capril do Bosque (Joanópolis) – laticínios feitos com leite de cabra
- Brasileira Mel (Guararema) – mel, própolis e pólen
- Famosa Linguiça (Bragança Paulista) – linguiças defumadas e frescas
- Fazenda 3 Sinos (Pedra Bela) – queijos de leite de vaca
- Pub do Mato (Mogi das Cruzes) – embutidos e cervejas
- Cervejaria Kalevala (Pinhalzinho) –cervejas artesanais
- Fazenda Arujabel (Arujá) – palmito, mel, castanha portuguesa e azeite de oliva
- Engenho do Salto (Guararema) – cachaças
- Meu Pottop (Guarulhos) – antepastos e geleias
Restaurantes confirmados
- Muvuca Caipira (Pedra Bela) – torresmo e carne de porco no tacho
- Villa Girardi (Arujá) – pizza
- Restaurante O Caipira (Pinhalzinho) – torresmo, banana frita, pudim, entre outros
- LaCalle cozinha mexicana (Arujá) – tacos e burritos