Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Quem estava pensando em viajar ou fazer algum passeio a céu aberto no feriado prolongado deve ficar atento. Segundo a previsão do tempo, os próximos dias devem ser de muita chuva em Mogi das Cruzes e região.
De acordo com o Climatempo, já nesta sexta-feira (30) a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica pode provocar chuva na cidade ao longo do dia todo, o que acende o alerta para riscos de enchentes e alagamentos. O volume de chuva pode chegar a 40mm e as temperaturas devem oscilar entre 14º e 19ºC.
No sábado (31) e domingo (1), o tempo continua chuvoso em Mogi das Cruzes e região, no entanto, com menor volume de chuva – 10mm e 8mm, respectivamente. A mínima será de 13ºC e a máxima de 19ºC.
Já na segunda-feira (2), feriado de Finados, não há probabilidade de chuva na cidade. Apesar disso, o céu deve ficar nublado a maior parte do tempo. Os termômetros marcarão entre 12º e 19ºC, aponta o Climatempo.
Confira abaixo mais detalhes da previsão do tempo em Mogi das Cruzes:
Cuidados com a chuva
Com a previsão de chuva forte para os próximos dias, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, reforça o alerta à população para os cuidados com a energia elétrica.
Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. O ideal é utilizar sempre materiais adequados e contar com a colaboração de profissionais devidamente treinados para o trabalho de reparo e obras é de grande importância. Boas instalações possibilitam que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos.
Outra dica é não utilizar equipamentos em áreas molhadas ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.
De acordo com a EDP, durante as chuvas, a atenção deve ser redobrada. Isto porque as descargas atmosféricas podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária, caso existam outros pontos de entrada e propagação interna, como antenas de TV e cabeamento de telefonia.
Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a EDP pelos canais de atendimento e jamais tocar na fiação.
Confira abaixo alguns cuidados importantes durante temporais e ocorrência de raios:
Em casa
- Manter instalações elétricas em boas condições;
- Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
- Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia);
- Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;
- Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
- Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
- Em caso de falta de energia, antes de entrar em contato com a Distribuidora é importante verificar o disjuntor da residência;
Na rua
- Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
- Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
- Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
- Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP;