A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que famílias de três pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal, em Braz Cubas, sofreram tentativas de golpe recentemente.
De acordo com a pasta, essas famílias receberam ligações solicitando valores para realização de um exame externo, diante de uma suposta “piora” no quadro do paciente. O golpista utiliza a foto do médico ortopedista Marcos Antônio Nali, da clínica particular Imot.
“O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em nenhuma hipótese, entra em contato com pacientes ou familiares para realizar cobranças ou solicitar pagamentos. A unidade é totalmente financiada pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, informou a Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que o hospital já acolheu as vítimas, prestou orientações e acionou o departamento jurídico para as providências necessárias.
A orientação é para que, caso algum paciente ou familiar receba contato semelhante, ignore e denuncie imediatamente. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os profissionais não são autorizados a transmitir informações sobre os pacientes por telefone ou mensagens. Na dúvida, o ideal é procurar pessoalmente pelos profissionais que atuam no Hospital Municipal.