A Polícia Civil, junto com a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, cumpriu, nesta terça-feira (30), um mandado de busca e apreensão em uma fábrica de embalagens plásticas, no Jardim do Algarve, em Itaquaquecetuba, por suspeita de fraude.
No local, os técnicos da EDP identificaram tentativas de mascarar o desvio da energia. Também foram encontradas evidências de fraude durante a inspeção. A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia desviada seja superior a R$ 80 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Civil.
Caso a fraude seja comprovada no decorrer do processo em andamento, o proprietário do estabelecimento deverá responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Além do processo criminal, o proprietário ainda poderá arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
O mandado de busca foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Itaquaquecetuba a pedido da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos.
A EDP orienta que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:
- EDP Online: www.edponline.com.br;
- Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone);
- Whatsapp EDP: (11) 93465-2888 ;
- Central de atendimento por telefone: 0800 721 0123;
- Agências de atendimento presencial;
- Agências de atendimento presencial (endereços de todas as unidades no site EDP Online).