Categorias
CULTURA

Estudantes de escolas públicas de Mogi das Cruzes participam de projeto que une cinema e teatro



Estudantes de seis escolas estaduais de Mogi das Cruzes estão participando do projeto Cine&Cultura, que une o cinema e teatro para tratar conceitos de convívio social, ético, de cidadania e meio ambiente. 



O projeto visa promover a cultura por meio da sétima arte. De forma lúdica, aborda conceitos importantes para uma vida mais sustentável. Por meio dele, crianças e adolescentes também aprendem a gravar curtas-metragens e assistem sessões de cinema.



O Cine&Cultura vem sendo realizado desde o dia 29 de setembro e segue com atividades até 26 de outubro. A ação acontece em duas etapas: a primeira com oficinas de curta-metragem; e a segunda com sessões de cinema e teatro. Segundo a organização, a expectativa é envolver cerca de 3.600 estudantes, com idades entre 10 e 18 anos.



As escolas que participaram da primeira etapa do Cine&Cultura são a E.E. José Ribeiro Guimarães (Vila São Paulo) e E.E. Francisco Ferreira Lopes (Centro).



Na primeira etapa, que aconteceu entre 29 de setembro a 03 e outubro, grupos de cinco alunos, formados por crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, aprenderam os principais conceitos do mundo do cinema como filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. No final da oficina, os vídeos produzidos pelos alunos foram exibidos para os demais.

Na segunda etapa, as escolas participantes do projeto passaram a receber uma grande estrutura de cinema inflável, para promover interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito. 

Primeiro é encenada uma peça de teatro com dois personagens dos contos de fadas, com duração de, no máximo, sete minutos, para retratar situações reais. Em seguida, começam as exibições de curtas metragens voltadas à sustentabilidade. Para reforçar o que foi transmitido, são realizados  workshops no final da exibição de cinema falando sobre sustentabilidade, abrindo espaço para discussão, questionamento e diálogo entre os participantes.

Por dia, estão sendo realizadas quatro sessões do Cine&Cultura nas escolas indicadas para receber o projeto, sempre às 9h, 11h, 13h30 e 15h. Os trabalhos técnicos de montagem começam antes do período de aulas.

Até o dia 26 de outubro, a ação vai percorrer as unidades E.E. José Ribeiro Guimarães (Botujuru), E.E. Francisco Ferreira Lopes (Centro), E.E. Maria Isabel Santos Mello (Jundiapeba), E. E. Profª Branca Baumann do Amaral (Jardim Layr), E.E.Profº José Ayumar G. de Miranda (Estr. Mun. São Bento do Lambarí) e E. E. Vereador Narciso Yague Guimarães (Vila Natal).

O projeto é realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), que conta com o patrocínio da Niterra do Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: