Categorias
ALTO TIETÊ

Estações da CPTM em Mogi e Suzano ganham sala para acolher mulheres vítimas de assédio



As estações Mogi das Cruzes e Suzano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passaram a contar com salas criadas para atendimento exclusivo de passageiras vítimas de violência ou assédio sexual.



Chamados de ‘Espaços Acolher’, os locais têm como objetivo dar atendimento humanizado e com privacidade a mulheres que sofrerem importunação sexual nos trens e estações da companhia.



Com as duas novas salas, já são 29 Espaços Acolher espalhados entre as sete linhas da CPTM. Um deles é o da estação de Ferraz de Vasconcelos, o primeiro do Alto Tietê. De acordo com a companhia, o objetivo é chegar a 35 salas ainda em 2020.



“Se uma mulher quiser a nossa ajuda ela poderá recebê-la em qualquer estação, mas se ela quiser um Espaço Acolher o objetivo é que ela tenha que se movimentar por apenas mais uma estação para ter um atendimento mais reservado”, diz Pedro Moro, presidente da CPTM.



O Espaço Acolher faz parte do programa ‘Em Movimento Por Elas’, lançado em março deste ano. O programa consiste na formulação de políticas públicas no âmbito da companhia, criando uma rede de proteção às mulheres com base em implementação de projetos internos e externos que permitam o fortalecimento da autoestima, visibilidade para questões de gênero e combate à violência contra a mulher.  

Uma pesquisa realizada pela CPTM em março deste ano e que ouviu 1,2 mil passageiras indica que 47,6% das mulheres já sofreram ou conhecem mulheres que já sofreram algum tipo de importunação sexual no transporte público em geral, sendo que 69,3% destes crimes aconteceram dentro de trens, 14,7% no Metrô e 11,7% em ônibus. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 15,6% delas denunciaram o fato. 

“Sabemos que estes resultados são ruins e por isso estamos trabalhando para que o assédio sexual nos trens e estações diminua ou até desapareça. Para isso, estamos criando espaços de acolhimento para as vítimas e campanhas de incentivo a denúncia e para que as pessoas que estiverem por perto testemunhem, demostrando para o agressor que a CPTM será totalmente hostil a quem praticar estes atos covardes dentro do sistema”, finaliza Pedro Moro.

Confira abaixo o mapa dos Espaços Acolher:

Reprodução: CPTM
Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: