Categorias
CULTURA

Espetáculo infantil ‘ Os Lavadores de História’ será exibido em teatro de Suzano



O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, recebe no dia 14 (sábado), às 16h, a Cia. de Achadouros, que apresentará o espetáculo infantil ‘Os Lavadores de Histórias’, com entrada gratuita. O enredo fala sobre memórias da infância esquecidas, guardadas em objetos abandonados.



Inspirada na poesia do cuiabano Manoel de Barros, a montagem, dirigida por Tereza Gontijo com dramaturgia de Silvia Camossa, em processo colaborativo com o grupo, foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada.



‘Os Lavadores de Histórias’ são Urucum, Tom Tom e Jatobá, interpretados pelos atores palhaços Emiliano Favacho, Mariá Guedes e Felipe Michelini. Durante a noite, visitam quintais para lavar objetos esquecidos ou abandonados, como brinquedos e roupas, e reviver momentos da infância. Eles carregam consigo o Rio da Memória. Nas águas desse rio vão lavando os objetos, revelando histórias, fantasias, personagens e brincadeiras. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com os segredos revelados. Por meio de cenas cômicas e circenses, teatro de sombras e objetos, o espetáculo faz uma sensível reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e o da imaginação, lançado um olhar lúdico e poético sobre a infância.



De acordo com a organização, a apresentação em Suzano inaugura a circulação por sete cidades do interior paulista, banhadas pelo Rio Tietê, numa referência ao Rio da Memória presente no enredo da peça. O Rio Tietê, que nasce em Salesópolis (Serra do Mar), percorre praticamente todo o estado de São Paulo e deságua no Rio Paraná. O espetáculo segue o trajeto do rio em direção ao Mato Grosso, onde nasceu Manoel de Barros.



Três ações complementam a programação em cada cidade: Varal de Memórias, uma instalação cenográfica interativa, na qual o público poderá pendurar suas histórias e lembranças da infância; distribuição de Programa Lúdico, contendo jogos divertidos e brincadeiras para as crianças com temas relacionados ao enredo da peça; produção de Mini Documentário com depoimentos e relatos de espectadores sobre a relação com o rio da sua cidade, registros da circulação e bastidores, que será disponibilizado no YouTube da Cia. de Achadouros.

Serviço

  • Duração: 50 min, livre para todos os públicos (recomendação: a partir de 4 anos).
  • Dia: 14, sábado, ás 16 horas
  • Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré – Rua Gal. Francisco Glicério, 1354 – Centro – Suzano Telefone (11) 4759-1801

Clique aqui e confira mais notícias de Cultura

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)