Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Na próxima semana, as escolas municipais de Mogi das Cruzes receberão gibis da Turma da Mônica que contam a história e a cultura da cidade. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Mauricio de Sousa (IMS).
Os alunos do 1º ao 5º ano irão receber um exemplar da história em quadrinhos “Mogi das Cruzes e suas Festas Culturais”, em que o personagem Chico Bento conta a história do Akimatsuri e a Festa do Divino, tradições da cultura mogiana. A revistinha fará parte do acervo das escolas, que receberão também “A história de Mogi das Cruzes” e o livro “Um passeio por Mogi das Cruzes”.
Na manhã desta quinta-feira (7), os alunos da Escola Viva Jundiapeba Profª Marlene da Silva Maldonado receberam os primeiros exemplares e, em um bate-papo, puderam conversar com os idealizadores das publicações.
Na presença dos idealizadores do livro “Um passeio por Mogi das Cruzes”, os técnicos pedagógicos do Departamento Pedagógico (Deped) Luiz Flávio Silva, Mônica Felismino, Alessandra Machado, Cíntia Oliveira e Luiz Alberto de Souza, os estudantes puderam tirar dúvidas e aprender sobre o processo de pesquisa e produção. A publicação conta a história a partir de uma excursão das crianças do bairro do Limoeiro a Mogi, passando por lugares importantes da cidade, incluindo a Escola Municipal Coronel Almeida, onde Mauricio de Sousa estudou.
Para aqueles que desejam conferir o material, as versões digitais dos exemplares já estão disponíveis. Confira nos links a seguir:
O prefeito Caio Cunha, que esteve presente no evento na Escola Viva Jundiapeba, falou sobre a parceria e a importância em educar as crianças destacando a formação de uma cidade e sua cultura. “É fundamental que as crianças compreendam a importância de uma cidade bem estruturada e de sua rica cultura. Nada é mais simbólico do que vocês, os primeiros alunos da Escola Viva receberem este material para nos ajudar a valorizar elementos essenciais em nossa comunidade”, disse ele.
“Acreditamos que a leitura e o contato com a história são ferramentas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Queremos que as crianças de Mogi tenham acesso a esse universo rico e inspirador”, disse a secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Marilu Beranger.
O historiador e secretário adjunto de Cultura, Glauco Ricciele, que contribuiu para a criação das revistas em quadrinhos “Mogi das Cruzes e suas Festas Culturais” e “A história de Mogi das Cruzes”, comentou sobre a relação afetiva de Mauricio de Sousa com a cidade. “Mauricio ficou extremamente satisfeito com o resultado. Ele gosta muito de relembrar essas histórias de sua infância e juventude em Mogi das Cruzes. Convido a todos a lerem e aproveitarem, pois essas publicações foram feitas com muito amor para vocês.”
“O Instituto Mauricio de Sousa tem a honra de contribuir com o resgate e a valorização da história e cultura de Mogi das Cruzes, cidade natal de Mauricio de Sousa. Mauricio tem um carinho especial por sua cidade e, por meio desse projeto, queremos não apenas contar a história de Mogi, mas também aproximar as novas gerações de sua rica herança cultural, utilizando a linguagem dos quadrinhos, que sempre foi uma forma poderosa de ensino e diversão. Acreditamos que a cultura local, quando bem contada, pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado e inspiração”, disse Amauri Sousa, diretor executivo do IMS.