A Prefeitura de Guararema anunciou diversas medidas emergenciais com o objetivo de reforçar os protocolos de segurança já existentes na rede municipal de ensino, devido aos recentes casos de violência registrados em unidades escolares.
Agora, todas as escolas municipais passam a contar com um segurança na entrada, para auxiliar no controle de acesso, e estão sendo implantados botões de pânico, além de monitoramento por câmeras vinculadas ao Centro Integrado de Segurança (CSI).
Segundo a administração municipal, está em andamento um estudo, em caráter emergencial, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e pelo Centro Integrado de Segurança (CSI), para a definição da ampliação da rede de monitoramento com mais câmeras no entorno das unidades de ensino, medida que será valida também para os arredores das escolas estaduais.
Além destas ações, desde 2019 a Rede Municipal de Ensino de Guararema conta com um Manual de Segurança Escolar, que serve de apoio aos gestores escolares nas questões relacionadas à segurança, implantado com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“Em Guararema a Educação vem em primeiro lugar. E isso se estende, é claro, à segurança das nossas crianças, que é prioridade total. Por isso avaliamos o que poderia ser feito, e em caráter emergencial, já estamos tornando realidade estas medidas, que são contínuas e se estendem por toda a rede municipal de ensino”, disse o prefeito de Guararema, o Zé.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: