Categorias
ALTO TIETÊ

Escolas de Suzano começam a receber visitas de guardas municipais

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas, a Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã, deu início nesta segunda-feira (10) à operação “Escola Segura”, que consiste na visita de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) a todas as unidades da rede municipal de ensino.


A iniciativa se soma às outras já existentes na cidade, como botão do pânico, alarmes e as mais de mil câmeras instaladas. De acordo com a administração municipal, a operação “Escola Segura” terá o poder de encurtar uma ação de intervenção caso seja necessária, uma vez que, com os guardas próximos, a ativação de um botão de pânico ou qualquer outro alerta à Central de Segurança Integrada (CSI), ou diretamente à corporação, poderá haver uma resposta mais ágil e efetiva dada a localização dos agentes.

Leia também:  Tarcísio confirma recurso para obras da alça de saída do Rodoanel em Suzano

A Prefeitura de Suzano afirmou que o acompanhamento diário dos guardas será atestado pela direção da unidade visitada, que ao final da atividade irá assinar um documento comprovando que determinada equipe esteve na escola promovendo a vistoria. As polícias Militar e Civil foram comunicadas dessa operação por parte da administração municipal.


A ação contará com equipes de todos os grupamentos. Participarão agentes da Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) e o Patrulhamento de Área.

Leia também:  Shoppings de Mogi, Suzano e Itaquá ampliam horário de funcionamento neste fim de ano

De acordo com o secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, a “Escola Segura”, de imediato, trará às famílias uma maior sensação de segurança enquanto os alunos estiverem estudando. “Estamos agindo para trazer tranquilidade para todos, desde professores e funcionários a famílias e estudantes. Essa parceria com a Secretaria da Educação vai permitir que os nossos GCMs atuem ainda mais na segurança de todos com a realização das visitas às unidades e tendo a participação de todos os grupamentos”, disse ele.

Leia também:  Rodrigo Ashiuchi assumirá a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da capital paulista

A administração municipal afirmou também que vai convocar mais 40 candidatos aprovados no concurso público realizado no ano passado para a GCM. Além disso, haverá a criação de um novo grupamento que ficará encarregado de promover rondas escolares.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Compartilhe essa notícia: