Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro tem se diversificado com opções de crédito inovadoras, atendendo a uma gama maior de consumidores. Uma dessas alternativas é o empréstimo com garantia de celular, uma modalidade que tem atraído a atenção de quem busca uma forma mais acessível e rápida de obter crédito.
Este tipo de empréstimo permite que o consumidor ofereça o seu aparelho celular como garantia para a obtenção de um valor emprestado, funcionando de forma semelhante a outras formas de empréstimo com garantia, como o empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, que podem ser buscado inclusive por negativados, ou seja, pessoas com o “nome sujo”.
A diferença é que, em algumas instituições, caso a pessoa não pague a parcela do empréstimo em dia, ela não corre o risco de ter que entregar o celular à instituição financeira, o que acontece é um bloqueio de funcionalidades essenciais do aparelho, por meio de um aplicativo instalado no ato da contratação do crédito. Com a regularização do pagamento, o celular é desbloqueado para uso novamente.
O empréstimo com garantia de celular é caracterizado pela possibilidade de um valor mais acessível e pela facilidade de acesso, pois o celular é algo que muitas pessoas já possuem e têm fácil acesso para oferecer como garantia.
Vantagens do empréstimo com garantia de celular
- Aprovação mais rápida: Como o celular é um bem de fácil avaliação e liquidez, a análise de crédito costuma ser mais ágil, permitindo que o cliente receba o empréstimo em um curto período.
- Taxas de juros mais baixas: Como a operação está vinculada a um bem, o risco para a instituição financeira é reduzido, o que pode resultar em taxas de juros mais baixas, quando comparado ao crédito pessoal tradicional.
- Acessibilidade para quem tem o celular como único bem de valor: Muitas pessoas possuem um celular de valor significativo, mas não têm acesso a crédito por não possuírem imóveis ou veículos. Essa modalidade é uma alternativa interessante para quem busca crédito sem ter que recorrer ao empréstimo consignado ou ao empréstimo com garantia de bem maior.
Quem pode fazer?
A maioria das financeiras exige que o solicitante do empréstimo com garantia de celular seja maior de idade (18 anos) e apresente documentos de identificação, comprovante de residência e, em alguns casos, comprovante de renda.
Onde fazer empréstimo com garantia de celular
Confira a seguir três opções de instituições financeiras que trabalham com essa modalidade de crédito. Fique atento: nenhuma delas pede depósitos ou pagamentos antecipados para liberação do crédito.