Só tem crescido o número de trabalhadores autônomos que buscam a formalização como MEI (microempreendedor individual). Além de ter acesso a emissão de nota fiscal e benefícios do INSS, quem se formaliza também acaba conseguindo condições especiais na contratação de empréstimo.
Geralmente chamado de Microcrédito, o empréstimo para MEI varia de acordo com o limite de faturamento anual do empreendedor, podendo oscilar entre R$ 100 e R$ 20.000.
Os bancos costumam liberar valores maiores para investimentos com Infraestrutura (como compra de maquinários e reformas) e menores para investimento em capital de giro.
Os documentos necessários para a análise do crédito dependem da instituição financeira, mas alguns dos que podem ser solicitados são o CPF, RG, Comprovante de residência.
As instituições geralmente exigem que o cliente tenha conta no banco que está concedendo o crédito, uma vez que as parcelas do empréstimo são debitadas automaticamente, como forma de segurança. Já as organizações de microcrédito como ONGs e cooperativas, trabalham com pagamento por boleto, não necessitando ter conta bancária.
Confira a seguir alguns bancos que oferecem empréstimo para MEI: