Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O empréstimo na conta de luz é uma nova modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é incluído diretamente na conta de energia elétrica do cliente. É uma forma prática e acessível de empréstimo, geralmente oferecida por instituições financeiras em parceria com concessionárias de energia.
Como, neste caso, a instituição tem a garantia de que o cliente fará de tudo para pagar as parcelas em dia, o empréstimo na conta de luz é liberado com mais facilidade e, por isto, é uma opção de crédito para quem tem está negativado ou tem o score baixo.
Como Funciona?
- Parceria com a Concessionária: Instituições financeiras firmam acordos com empresas de energia elétrica para oferecer esse tipo de crédito.
- Solicitação do Empréstimo:
- O cliente entra em contato com a instituição financeira que oferece o serviço ou realiza o pedido pelo site, aplicativo ou pontos de atendimento.
- É necessário fornecer dados pessoais e informações da conta de energia para análise de crédito.
- Análise e Aprovação:
- O cliente passa por uma análise de crédito. Normalmente, é necessário ser titular ou ter o nome registrado na conta de energia.
- Algumas empresas permitem o empréstimo mesmo com restrições no nome, mas isso depende da política da instituição.
- Crédito Aprovado:
- Após aprovação, o valor solicitado é transferido para a conta bancária ou outro meio escolhido pelo cliente.
- As parcelas são cobradas mensalmente na conta de energia, junto com o consumo de eletricidade.
- Pagamento:
- O pagamento ocorre automaticamente no ato de quitação da conta de luz.
- Caso a conta de energia não seja paga, o empréstimo pode ser considerado em atraso, o que pode acarretar juros ou penalidades.
Vantagens
Entre as principais vantagens do empréstimo na conta e luz estão a praticidade, já que as parcelas são cobradas automaticamente na conta de energia, além da acessibilidade, uma vez que pode ser uma alternativa para quem tem dificuldade em conseguir crédito tradicional. A inclusão do valor da parcela na conta de luz é uma garantia para a instituição financeira de que o cliente vai pagar em dia.
Desvantagens
As principais desvantagens são, sem dúvida, o endividamento, visto que o não pagamento pode acumular dívida tanto do consumo de energia quanto do empréstimo, além dos juros, que podem podem ser mais altos que outras modalidades, dependendo da instituição. Outro problema desta modalidade é que, em casos de inadimplência, o serviço de energia pode ser suspenso.
Se você estiver considerando essa modalidade de crédito, analise as taxas, condições e o impacto no seu orçamento para evitar problemas financeiros futuros.
Quem Pode Solicitar?
- Geralmente, o titular ou responsável pela conta de energia.
- É necessário ter uma conta ativa e regular.
- Pode variar conforme a política da instituição financeira.
Onde pedir o empréstimo na conta de luz?
Confira a seguir três instituições financeiras que oferecem a modalidade de crédito, mas fique atento: nenhuma delas pede depósitos antecipados para liberação do empréstimo.