Microcrédito uma linha de empréstimo com juros mais baixos e aprovação mais fácil, concedida especialmente a pequenos empreendedores e microempreendedores individuais (MEI).
Como o próprio nome sugere, o valor do microcrédito é pequeno, principalmente se comparado com outras categorias de empréstimos para empresas, entretanto, é proporcional ao limite de faturamento anual do MEI.
Os valores do microcrédito partem de R$ 100 e podem chegar a até R$ 20.000. Os bancos costumam liberar valores menores para investimento em capital de giro e maiores para investimentos com Infraestrutura (como compra de maquinários e reformas).
A quantidade de parcelas varia de acordo com a instituição financeira e a finalidade do recurso (para capital de giro o limite das parcelas costuma ser menor).
Os bancos solicitam, geralmente, que o cliente tenha conta no banco que está concedendo o crédito há pelo menos três meses, para que o pagamento seja feito por meio de débito em conta. Já as organizações de microcrédito como ONGs e cooperativas, trabalham com pagamento por boleto e não exigem conta bancária.
Os documentos necessários para a análise do empréstimo dependem da instituição financeira, mas alguns dos que podem ser solicitados são o CPF, RG, Comprovante de residência.
Confira a seguir algumas instituições financeiras que trabalham com o Empréstimo para MEI: