Apesar de ter causado polêmica na ocasião de seu lançamento, o empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um recurso que ainda vem sendo bastante usado pelos brasileiros.
A modalidade é utilizada principalmente por quem está negativado ou com score baixo e não consegue a aprovação de um empréstimo pessoal. Isto porque ele pode ser contratado sem análise de crédito, uma vez que o banco tem garantia contra inadimplência.
Por meio do empréstimo do FGTS, a Caixa Econômica Federal possibilita antecipar até cinco parcelas do saque aniversário. É possível fazer a antecipação do saque aniversário online, sem que seja preciso se dirigir a uma agência da Caixa, caso tenha conta corrente no banco. Já contratações por meio de Poupança estão disponíveis somente nas agências.
O valor total mínimo do empréstimo do FGTS na Caixa Econômica Federal é de R$ 500. É necessário, ainda, que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$ 200.
Quem pode fazer o empréstimo FGTS
Confira a seguir os requisitos para solicitar a antecipação do saque aniversário na Caixa Econômica Federal:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente na CAIXA;
- Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
- Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.
Como solicitar o empréstimo
Quem é correntista da Caixa Econômica Federal pode simular o empréstimo do FGTS pelo Internet Banking CAIXA ou App CAIXA: opção ‘Crédito’ > ‘Antecipação Saque Aniversário’ > ‘Simular e Contratar’. Já quem não é correntista do banco pode simular no App FGTS.
Caso seu cadastro não esteja atualizado ou você não possua conta corrente na Caixa, você poderá procurar uma das agências da Caixa em todo território nacional.
Adesão ao saque aniversário
O saque aniversário é uma opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário.
Para ter direito ao saque aniversário, é necessário fazer a opção por essa modalidade no site do Fundo de Garantia, App FGTS, Internet Banking CAIXA ou App CAIXA.
O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente.
Vale ressaltar que quem adere ao saque aniversário perde o direito de sacar o FGTS em caso de demissão.
Para receber mais novidades sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp.