Empresários de indústrias localizadas no distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, têm se queixado das constantes quedas de energia da região. Segundo eles, as falhas no fornecimento geram graves problemas como atrasos na produção, aumento nos custos e equipamentos danificados.
O presidente da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) diz que, para as indústrias, o maior problema da falta de energia é a paralisação da produção. “Dependendo do tipo de empresa e da linha de produção que ela tem, há perdas de matéria-prima, produtos e de horas de trabalho. Sistemas de gestão, contábeis e de logística ficam off-line por dias. Equipamentos diminuem a vida útil. As equipes não conseguem gerenciar estoques ou monitorar as atividades. São prejuízos consideráveis”, afirmou ele.
De acordo com Baradel, aumentaram as queixas sobre energia por parte dos empresários associados à Agestab. “São relatos de interrupção completa ou de oscilações. Ambos os cenários são prejudiciais”, frisou.
Ainda segundo a Agestab, o Distrito Industrial do Taboão ficou por 84 horas (três dias e meio) sem energia elétrica. O problema teve início na segunda-feira (27) e, de acordo com a associação, até a manhã desta quinta (2) ainda havia locais sem o serviço.
“Quase quatro dias sem energia é inadmissível. Providências precisam ser adotadas para melhorar o sistema e, assim, evitar as frequentes interrupções, contudo, em paralelo, é necessário investir para diminuir o tempo resposta das ocorrências”, disse Baradel. “Os gastos com energia, seja pelas famílias ou nas empresas, são significativos e o retorno na qualidade do serviço está muito abaixo do esperado”, criticou o presidente da Agestab.
Procurada pela reportagem, a EDP, distribuidora de energia elétrica da região, enviou a seguinte nota: “A EDP informa que foram registrados casos de falta de energia registrados no bairro Taboão, na tarde do dia 1º de março, solucionados às 22h24 do mesmo dia. Equipes da EDP trabalharam no local para recompor a fiação e poste danificado e, em seguida, a energia foi restabelecida aos clientes”.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: