Em Suzano, desde a última quarta-feira (22), quando a Prefeitura publicou o decreto municipal nº 9.458, flexibilizando a abertura de parte do comércio, as pessoas passaram a ser obrigadas a utilizar máscaras de proteção em transportes públicos, com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Quem descumprir a determinação pode ser proibido de embarcar, segundo a administração municipal.
De acordo com a Radial Transportes, que opera os ônibus na cidade, cerca de 20% dos passageiros ainda insiste em desrespeitar a orientação e uma das dificuldades encontradas pelos funcionários da empresa é a resistência apresentada por essas pessoas. Segundo a Radial, elas se recusam a usar a máscara e, em alguns casos, chegam a ser agressivos com funcionários da companhia quando orientados a atender o decreto.
“Acho que a população precisa entender que isso é para o bem de todos. Por isso, é importante fazer a sua parte. Caso precisar sair de casa, vá de ônibus e use máscara para proteger a saúde de quem você ama”, afirma Antônio Caetano, encarregado operacional da Radial.
De acordo com o decreto, a empresa que for flagrada conduzindo pessoas sem máscara de proteção será multada em 300 UFs (unidades fiscais), o que equivale a R$ 1.041. A mesma regra vale para os táxis.
“A saúde de funcionários e passageiros é uma preocupação constante, mas agora temos um decreto que pode nos multar se levarmos passageiros sem máscaras”, conclui o encarregado.
A Radial afirmou, ainda, que distribuiu uma nova remessa de máscaras aos seus funcionários para atender à exigência da Prefeitura de Suzano. Os primeiros a receberem os itens foram os motoristas, cobradores e faxineiros.
Na última semana, a administração municipal informou que intensificou a fiscalização do uso obrigatório de máscaras no transporte público da cidade.
Denúncias em relação ao descumprimento da utilização das máscaras e da disponibilidade de álcool em gel em ônibus, vans e táxis podem ser feitas na Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana pelo telefone (11) 4746-1166, das 8 às 17 horas.
Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região