Categorias
CULTURA

Em maio, Teatro Sesi Mogi recebe Mostra Internacional do Cinema Negro e outras atrações

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Teatro SESI, em Mogi das Cruzes, divulgou sua programação cultural para o mês de maio, que contará com música, espetáculo teatral, oficina, exposição, feira de livros, entre outras atrações.


Em destaque está a 20ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) – Circulação 2025, um dos principais eventos dedicados à produção cinematográfica afrodiaspórica e das minorias.


Entre 7 de maio e 25 de junho, serão exibidos os filmes ‘Simonal’ (2019), dirigido por Leonardo Domingues, e ‘Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil’ (2016), dirigido por Belisario Franca. A mostra acontecerá às quartas-feiras, sempre às 19h30.


‘Simonal’ mergulha na trajetória do icônico cantor Wilson Simonal; explora sua ascensão meteórica, o carisma que conquistou o Brasil e a controversa queda relacionada à ditadura militar.


‘Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil’ revela um capítulo chocante da história brasileira: a descoberta de crianças negras escravizadas em uma fazenda, com símbolos nazistas, no interior de São Paulo, nos anos 1930.

Todas as atrações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo site Meu SESI. Confira o restante da programação a seguir:

Teatro

O Andante

  • Dias 9 e 10 de maio|Sexta e sábado, às 19h30|Projeto: SESI Viagem Teatral – Espetáculos Não-inéditos

‘O Andante’ é um texto poético, que conta a história de um andarilho, catador de livros, reciclador de poesias, carroceiro das palavras. Perdido dentro de si, entre o real e o imaginário. Um homem imerso em seus pensamentos e sentimentos, falando verdades de uma maneira quase filosófica. Com sua inquietação, “O Andante” provoca quem o ouve, instigando a discussão das verdades estabelecidas pela sociedade. A linguagem poética do texto, também relembra a necessidade da leitura e da arte.

Leia também:  Show de Alok é confirmado no Itaquá Rodeio Fest 2025; veja outras atrações

Oficina

Despertando o Potencial Criativo Através do Teatro

  • Dia 10 de maio|Sábado, às 16h|Projeto: SESI Viagem Teatral – Espetáculos Não-inéditos

Conduzido por Marco Biofli, o projeto ter por objetivo introduzir o fazer teatral aos participantes, utilizando-o como instrumento importante no processo educacional. Oferecer subsídios necessários para o desenvolvimento de um trabalho coletivo de teatro onde os participantes serão estimulados a participarem de várias experiências dentro do universo teatral e utilizá-las na descoberta de seus próprios caminhos de crescimento individual, contribuindo para o crescimento da coletividade. Através deste trabalho – jogos teatrais, expressão corporal, técnica vocal e interpretação, incentivar os jovens participantes mostrarem o seu melhor lado, despertando em cada um a sua forma mais humana e criativa, oferecendo um canal onde eles possam expressar de forma artística seus sentimentos e emoções.

Exposição

Ocupa Cidade

  • De 15 de maio a 16 de agosto|Terça a sábado, das 10h às 18h|Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

Ocupa Cidade é um projeto que traz à vida a visão do duo de artistas visuais, Fabiana Arantes e Celso Albino, de uma cidade ideal, em que os espaços públicos são verdadeiramente vividos pela população, tendo a arte e convivência harmônica como premissas. Neste lugar, por meio de uma experiência interativa e envolvente, a arte transforma e redefine o espaço urbano, em que cada esquina e rua convida à exploração e à expressão criativa.

Neste ambiente único, o público visitante poderá transitar aproveitando espaços projetados para fomentar a interação social, a arte e o lazer. Ocupa Cidade é a concretização de um sonho: uma cidade imersa em arte, onde todos são bem-vindos e o cotidiano se entrelaça com a criatividade de maneira harmoniosa.

Leia também:  Galpão Arthur Netto, em Mogi, exibe curta-metragem 'A.mare' neste sábado

Literatura

Feira de Troca de Livros

  • Dia 17 de maio|Sábado, às 13h às 16h|Projeto: Parcerias/Projetos Locais – Literatura

O SESI-SP convida toda a comunidade para participar da sua Feira de Troca de Livros. Basta trazer os exemplares que deseja trocar pelas opções disponíveis no momento. As trocas precisam ser proporcionais, ou seja, um livro por outro, então quanto mais você trouxer, mais poderá trocar.

Amigos Sonhos de Francisco – Contos do Vale do Paraíba

  • Dia 17 de maio|Sábado, às 16h|Projeto: Território SESI-SP de Arte e Cultura – Literatura

‘Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba’, é um espetáculo de contação de história, uma adaptação cênica do Livro Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba”, escrita pelo filósofo Marcelo Fernandes. Esta história leva a conscientização para preservação da cultura popular da região do Vale do Paraíba, e de forma lúdica, faz uma reflexão sobre o cuidado com a natureza da Mata Atlântica. A história traz três personagens principais, Francisco, Maria e Zé, que vivem diversas aventuras nas cidades da região. Toda esta apresentação é uma narrativa feita pelo artista Marcelo Fernandes dos Santos, com participação de um músico na viola caipira. A apresentação promove uma ação artística teatral e literária, uma verdadeira viagem pela imaginação através de fantoches em EVA dos animais silvestres que habitam a floresta. O Espetáculo tem um período de 60 minutos, com contação de história e brincadeiras lúdicas interpretando os animais silvestres que são personagens da história.

Leia também:  Suzano terá ‘Casarão Autoral’ para apresentações de músicos nesta sexta

Música

Estela Manfrinato – Minha Voz é um Vento

  • Dia 23 de maio|Sexta, às 20h|Projeto: SESI Música – Série Popular

Estela Manfrinato apresenta o show de seu primeiro álbum ‘Minha Voz é vento’, com um repertório de canções inéditas de grandes autores como Paulo César Pinheiro, Douglas Germano, Saulo Ligo, André Bertini. Acompanhada de Pedro Paes nos sopros, Marcos Moraes no violão e Marcus Thadeu na percussão.

Re-Existência: Uma Performance de Dança, Música e Poesia

  • Dias 30 e 31 de maio|Sexta e sábado, às 20h

Re-Existência: Uma Performance de Dança, Música e Poesia traz à tona temas essenciais como a luta antirracista, anti-LGBTQIA+fóbica e antimachista. Em cena, Thiago Ferreira, um homem negro, gay, periférico e praticante de religiões de matriz

Audiovisual

Re-Existência: O Documentário

  • Dia 29 de maio|Quinta-feira, às 19h30

‘Re-existência: o documentário’ mergulha nos bastidores do espetáculo homônimo, trazendo à tona temas essenciais como a luta antirracista, anti-LGBTQIA+fóbica e antimachista. O protagonista, Thiago Ferreira, é um homem negro, gay, periférico e praticante de religiões de matriz africana, cuja trajetória pessoal serve de fio condutor para a narrativa do espetáculo e do filme. A produção também revela os desafios do fazer artístico nas periferias, destacando como a cultura marginalizada enfrenta barreiras de acesso e reconhecimento. Este documentário é um retrato poderoso da resistência e da arte como formas de transformação social.

O SESI está localizado na rua Valmet, 171, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.

Compartilhe essa notícia: