Depois de registrar um pico de 63% de isolamento social no último domingo (12), Mogi das Cruzes apresentou uma queda de quase 10 pontos percentuais nos últimos três dias, quando o índice de isolamento na cidade se manteve nos 54%, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O fato de ter apresentado uma taxa maior no fim de semana, seguida de uma queda brusca a partir da segunda-feira é uma tendência entre a maior parte dos 104 municípios paulistas que já estão sendo monitorados pelo sistema, que analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento.
Do domingo para a segunda, o isolamento social caiu de 63% para 53% em Suzano; de 61% para 52% em Ferraz de Vasconcelos; e de 66% para 56% em Itaquaquecetuba. Confira abaixo.
De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 (doença causada pelo vírus) é de 70%.
Nesta quinta (16), o governador João Doria reforçou o pedido para que a maioria da população reduza drasticamente a circulação nas ruas para diminuir a velocidade de contágio do novo coronavírus (Covid-19).
“Quero pedir à população que tome cuidado e atenda à orientação do isolamento social. É fundamental que a população tenha solidariedade. Cada pessoa que desnecessariamente se aglutina ou agrupa em algum lugar está colocando em risco a sua própria vida e as de seus familiares, vizinhos e outras pessoas. O coronavírus não escolhe classe social, ele atinge a todos. Em São Paulo, seguimos o que a medicina e seus especialistas recomendam. Se não tivermos a colaboração da maioria, muitos vão sofrer e perder suas vidas”, disse Doria.