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EDP registra 4.704 ocorrências de fraudes de energia no Alto Tietê em 2021



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A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, informou que identificou, durante todo o ano passado, 4.704 ocorrências de fraude de energia em residências, comércios e indústrias na região. Conhecidas popularmente como “gatos”, estas intervenções expõem o responsável e terceiros a riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, além de acarretar prejuízos para toda sociedade.


Segundo a EDP, a energia recuperada durante todo o ano de 2021 (21 mil MWh) é suficiente para abastecer a cidade de Poá por um mês.


Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.


A EDP explica que a tecnologia é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. Por meio de uma central integrada de monitoramento remoto e ferramentas de modelagem estatística, a companhia identifica as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeita de irregularidades e dessa forma realiza inspeções em campo em toda área de Concessão. Com isto, de uma em cada três inspeções realizadas no Alto Tietê houve identificação de irregularidade na medição. 


O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão. O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.

Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.

“Em muitos casos, fraudes ou ligações clandestinas são feitas de forma precária, sem respeitar regras de segurança e padronização, o que acaba por aumentar e muito o risco de ocorrência de incidentes e acidentes, tanto para o fraudador, quanto para a comunidade ao redor da fraude. As ações de combate às perdas da EDP visam garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia a todos seus consumidores que pagam suas contas corretamente em dia”, afirma Vanessa Lugon, gestora executiva da EDP.

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (ABRADEE), ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica, sendo que somente em 2018 foram 12 óbitos registrados no Brasil. Vale ressaltar que o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator. 

Como denunciar

Com intuito de coibir a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento aos consumidores:

  • Site EDP Onlinewww.edponline.com.br
  • Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)
  • Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).

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