A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, e a Prefeitura de Poá assinaram, nesta segunda-feira (24), dois convênios do Programa de Eficiência Energética (PEE), que contam com investimento de R$ 1,17 milhão.
A assinatura aconteceu na sede da administração municipal, com a presença do diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, da prefeita de Poá, Marcia Bin, do secretário de Saúde, Alexandre Provisor, do secretário de Obras, Francinaldo Alves, além dos representantes da EDP.
O valor será destinado à instalação de um sistema de captação de energia solar para o abastecimento da unidade de saúde Dr. Guido Guida, no Jardim Medina, e na substituição de 320 pontos de iluminação pública por LED do município.
Na unidade de saúde do Medina, será instalado um sistema fotovoltaico com capacidade de 114,38 kWp, visando reduzir os gastos com energia elétrica com uma economia de 53% na fatura. O convênio prevê ainda a substituição de 16 luminárias de maior consumo por equipamentos LED.
O segundo convênio é destinado à modernização de 320 pontos da iluminação pública, com a substituição de luminárias comuns por LED. Com a instalação, será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal, referente à iluminação pública, em aproximadamente 591 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 240 famílias.
“É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades. E, com a assinatura destes dois novos convênios, a EDP reforça seu compromisso de criar e manter parcerias entre a concessionária e o Poder Público, implantando iniciativas de impacto social e que contribuem para ampliar a qualidade de vida da população”, disse Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.