Categorias
ALTO TIETÊ

Ecoponto de Suzano registra casos de descarte irregular e fora de horário



A Prefeitura de Suzano está alertando a população sobre a importância de respeitar o horário de funcionamento dos ecopontos da cidade. Isso porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou que a calçada da unidade do Parque Maria Helena tem sido alvo recorrente de descartes irregulares. A ação configura crime ambiental e é passível de multa.



Segundo o chefe da pasta, André Chiang, os servidores do local vêm constatando essa ocorrência nas últimas semanas. A calçada fica repleta de inservíveis, entre restos de materiais de construção, colchões, móveis e outros objetos. Isso acaba prejudicando a passagem dos pedestres e o ponto de ônibus.



“Apesar do ecoponto ser o local adequado para destinar inservíveis, eles devem ser devidamente entregues aos agentes municipais, e não simplesmente abandonados na calçada. A ação prejudica o meio ambiente, os moradores e o próprio trabalho da unidade. Estamos à disposição dos munícipes de segunda a sábado, portanto pedimos que a população aguarde os locais abrirem para fazer a destinação correta dos itens. Todo o contingente descartado de forma irregular poderia ter sido acolhido rapidamente na data e na hora certas, sem prejuízo a ninguém”, afirmou Chiang.



O ecoponto do Parque Maria Helena, que fica na rua Antônio Francisco dos Santos, 186, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Sua estrutura está apta a receber diversos tipos de objetos, como entulho, móveis e aparelhos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias e latas de tinta vazias. Seu funcionamento é interrompido apenas nos domingos e nos feriados.



Além da unidade do Parque Maria Helena, Suzano ainda conta com mais três ecopontos. A estrutura do Jardim Dona Benta (Estrada Takashi Kobata, 183) acolhe todos os tipos de materiais descartáveis, com exceção de pneus. Já a da Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) recebe tanto entulhos como materiais recicláveis. A quarta e última, que fica na Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), recebe exclusivamente pneus.

Descartar resíduos em locais impróprios é crime ambiental e passível de multa de R$ 739,80, de acordo com o Código de Posturas de Suzano (lei municipal complementar nº 14/1993). Quem presenciar ocorrências desta natureza pode denunciar de maneira segura e anônima por meio da Ouvidoria Geral do Município, no telefone 0800-774-2007.

“É preciso conscientização para que estes casos deixem de acontecer. Temos uma ampla estrutura de captação de entulhos e outros inservíveis em Suzano, não há necessidade de efetuar qualquer tipo de descarte irregular, muito menos na frente de um centro de coleta. O cuidado com o meio ambiente é um compromisso de todos”, concluiu o secretário.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: