O calendário do licenciamento 2023 divulgado pelo Detran SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) prossegue em setembro. O cronograma é válido para veículos de passeio, ônibus, motocicletas, reboques e semirreboques.
Quem precisa licenciar o carro até o dia 29 de setembro são os proprietário de veículos com placas terminadas em 5 ou 6.
O calendário de licenciamento do Detran SP teve início em julho. Desde então, já precisaram licenciar o veículo todos os motoristas de carros com placas terminadas entre 1 e 5.
Neste mês de setembro começa também o cronograma do licenciamento 2023 para caminhões. Precisam realizar o procedimento os proprietários de caminhões com placas com finais 1 e 2.
Calendário do Licenciamento 2023
Carros, ônibus e motos
- Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho
- Placas com finais 3 e 4: prazo até 31 de agosto
- Placas com finais 5 e 6: prazo até 29 de setembro
- Placas com finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro
- Placas com final 9: prazo até 30 de novembro
- Placas com final 0: prazo até 29 de dezembro
Caminhões
- Placas com finais 1 e 2: prazo até 29 de setembro
- Placas com finais 3, 4 e 5: prazo até 31 de outubro
- Placas com final 6, 7 e 8: prazo até 30 de novembro
- Placas com final 9 e 0: prazo até 29 de dezembro
Licenciamento 2023: qual o valor e como pagar?
A taxa para licenciar o carro no estado de SP em 2023 é de R$ 155,23. O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas Casas Lotéricas.
O licenciamento será emitido em até 24 horas após o pagamento, podendo ser visualizado e impresso na seção ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran SP e Senatran, assim como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran SP e Carteira Digital de Trânsito .
É importante lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário estar em dia com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e outros débitos, como multas, por exemplo.
Os proprietários de veículos que não realizarem o licenciamento estão sujeitos a infração gravíssima, sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.