Um novo grupo de motoristas precisará fazer licenciar o carro em setembro, segundo o calendário do licenciamento 2022 divulgado pelo Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
O cronograma começou em julho, quando os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 ou 2 precisaram fazer o licenciamento. Em agosto foi a vez de quem tem carro com placa com finais 3 ou 4.
Segundo o calendário do Detran SP, portanto, quem precisa realizar o licenciamento até o fim de setembro são os proprietários de veículos com placas terminadas em 5 ou 6.
No caso de caminhões e tratores, o cronograma começa somente em outubro. Confira todas as datas abaixo.
Calendário Licenciamento 2022
Carros
- Julho: final da placa 1 e 2
- Agosto: final da placa 3 e 4
- Setembro: final da placa 5 e 6
- Outubro: final da placa 7 e 8
- Novembro: final da placa 9
- Dezembro: final da placa 0
Caminhões e tratores
- Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
- Novembro: final da placa 5, 6 e 7
- Dezembro: final da placa 8, 9 e 0
Caso o licenciamento não seja realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa haverá incidência de multa e juros. A falta de licenciamento é infração gravíssima e pode acarretar em remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Como licenciar o carro
Para realizar o processo de licenciamento 2022 todos os débitos do veículo devem estar quitados. O pagamento pode ser feito online, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Basta possuir o Renavam do carro.
O valor da taxa para licenciamento de veículos usados em 2022 é de R$ 144,86. Este ano não haverá cobrança de taxa do Seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Após o pagamento da taxa, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Os portais Detran SP e Senatran e os aplicativos Detran SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento.