Categorias
BRASIL

Detran SP: calendário do licenciamento 2022 começa em julho; veja datas



Terá início, neste mês de julho, o calendário do licenciamento 2022 divulgado pelo Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Como de costume, o cronograma evolui de acordo com o número final da placa do carro.



Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2, terão que fazer o licenciamento até 31 de julho de 2022. O calendário vai até dezembro, com exceção dos caminhões e tratores, cujo cronograma começa em outubro e vai até dezembro – confira abaixo.



Calendário Licenciamento 2022 (carros)

  • Julho: final da placa 1 e 2
  • Agosto: final da placa 3 e 4
  • Setembro: final da placa 5 e 6
  • Outubro: final da placa 7 e 8
  • Novembro: final da placa 9
  • Dezembro: final da placa 0

Calendário Licenciamento 2022 (caminhões)

  • Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
  • Novembro: final da placa 5, 6 e 7
  • Dezembro: final da placa 8, 9 e 0

Como fazer licenciamento

O pagamento poderá ser feito online, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Basta possuir o número do Renavam do carro.



O valor da taxa para licenciamento de veículos usados em 2022 é de R$ 144,86. Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do eguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).



Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran SP e Senatran, e dos aplicativos Detran SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento.

Se o licenciamento não for feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Para realizar o processo, todos os débitos do veículo devem estar quitados.

A falta de licenciamento é infração gravíssima e pode acarretar em uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe essa notícia:

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br