Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Prevista inicialmente para agosto, a abertura da licitação para o desassoreamento do Rio Tietê em Mogi das Cruzes e região deverá acontecer em julho, de forma que os serviços devem começar em outubro, antes das chuvas do próximo verão.
As informações foram passadas técnicos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) durante visita ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na última terça-feira (30), em uma nova rodada de trabalho para discutir ações contra as enchentes na região.
O desassoreamento dos lotes 3 e 4 contempla as áreas da Barragem da Penha até Guarulhos e de Guarulhos até Mogi das Cruzes. A intervenção é tida como essencial para liberar a calha e permitir melhor escoamento das águas.
“A área do Condemat é prioritária e estamos trabalhando com os municípios para encontrar as melhores soluções, nos menores prazos”, afirmou a superintendente do DAEE, Mara Ramos, segundo o Condemat.
A reunião teve a participação das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
Durante o encontro também foi anunciada, segundo o Condemat, a compra de equipamentos hidráulicos para a Barragem da Penha, que estão em fase de instalação. Com as novas estruturas, a previsão é de que em até 15 dias possam ser iniciados os testes no local, que é um dos pontos da região indicados entre os possíveis causadores das enchentes.
“Temos cidades que foram muito prejudicadas pelas chuvas e essa articulação técnica entre as prefeituras e o Estado é fundamental para um plano de ações efetivo”, afirmou o prefeito Vanderlon Gomes, de Salesópolis, que representou o Conselho de Prefeitos na reunião.
Um novo encontro do grupo foi agendado para junho.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: