Categorias
ALTO TIETÊ

Delegacia de Defesa da Mulher é inaugurada em Itaquaquecetuba



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira (8), Dia da Mulher, a inauguração da 137ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado, com sede em Itaquaquecetuba, na região do Alto Tietê. O local visa proporcionar melhor atendimento e acolhimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.


Para abrigar a nova unidade, a Prefeitura da cidade locou um imóvel na avenida João Barbosa de Moraes, nº 448, no bairro Vila Zeferina. Antes disso, o atendimento especializado ocorria nos distritos policiais das áreas.

Reprodução: Facebook/Eduardo Boigues

O espaço que abriga a nova DDM possui sala de plantão, duas de investigação, quatro destinadas aos cartórios, uma para o delegado, uma de espera, além de carceragem, quatro banheiros e uma cozinha. Também há uma brinquedoteca e a sala lilás (para acolhimento mais humanizado).


A unidade conta com um efetivo de oito policiais, sendo dois delegados, quatro investigadores e dois escrivães, bem como uma frota de duas viaturas – uma delas descaracterizada.


A DDM de Itaquaquecetuba será chefiada pela delegada Luciana Amat e, segundo estimativa do governo estadual, suas atividades beneficiarão cerca de 375 mil moradores do município.

Para o prefeito Eduardo Boigues, a inauguração da DDM é uma vitória para as mulheres que ainda sofrem com a violência doméstica. “Ser atendida por outra mulher vai dar coragem e suporte para que, cada vez mais, mulheres denunciem seus agressores”, pontua Boigues.

Atualmente, quem realiza o trabalho de acolhimento da mulher vítima de violência é a Secretaria da Mulher, que recebe as vítimas, faz a triagem, orienta e encaminha para a queixa-crime.

A secretária Hadla Issa disse que a Secretaria da Mulher e a DDM trabalharão em conjunto a fim de proporcionar melhor integração ao atendimento das vítimas. “As mulheres vão continuar recebendo todo o respaldo da Secretaria da Mulher e se ainda assim precisarem de atendimento na delegacia, encaminharemos. Da mesma maneira, a vítima que registrou boletim de ocorrência poderá ser encaminhada para a Secretaria da Mulher e receber suporte ou ser encaminhada para o Desenvolvimento Social”, afirmou ela.

O decreto de criação da especializada foi publicado em setembro de 2018.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile