Foi realizado, na noite de quarta-feira (2), o segundo debate com os candidatos a prefeito nas Eleições Mogi das Cruzes 2024, promovido pelo Complexo Aruã e Serra do Itapety e a MT Administradora.
O debate, que foi transmitido pelo Notícias de Mogi, contou com a participação dos candidatos Caio Cunha (PODE), Dr. Roberto Rodrigues (PRTB), Rodrigo Valverde (PT) e Sheila Mantovanni (Mobiliza). Segundo os organizadores, Mara Bertaiolli (PL) também foi convidada a participar, no entanto, a assessoria da candidata afirmou que a agenda dela se encontra “totalmente comprometida nesta última semana”.
No primeiro e no terceiro bloco, em que os candidatos responderam a questões do público, o debate foi mais focado em propostas. Para a região do Aruã e Serra do Itapety, foram discutidos temas como infraestrutura, custo-benefício com pagamento de impostos e criações de uma unidade de saúde ou até de uma subprefeitura na região. Já a nível municipal, os candidatos responderam a questões sobre ciclovias, desenvolvimento econômico, segurança em bairros periféricos e acessibilidade.
O segundo e quarto bloco do debate, em que os candidatos se confrontaram diretamente, contou com mais ataques entre eles. Ao tratar sobre a questão do pedágio que será instalado na Mogi-Dutra, afetando principalmente quem mora na Serra do Itapety, Dr. Roberto Rodrigues disse a Sheila Montavanni: “Eu nunca vi a senhora levantando uma bandeira para pedir para evitar evitar o pedágio na cidade”. A candidata bolsonarista, que chegou a ser presa nos atos de 8 de janeiro, respondeu o seguinte: “Eu também fiz manifestações contra o pedágio, mas acho que minha maior contribuição foi ter ido para Brasília lutar por liberdade e democracia”.
Ao ser questionado por Rodrigo Valverde sobre por quê ainda há famílias sofrendo com a falta de saneamento básico na cidade, Caio Cunha respondeu criticando a postura do petista: “Eu tive na Câmara com o Valverde durante quatro anos. E ele sempre foi essa mesma figura: esbraveja, solta informações, fala mal de todo mundo mundo, mas dificilmente consegue apresentar soluções. É aquela velha iniciativa do quanto pior, melhor”, disse o atual prefeito.
A resposta de Valverde veio em seguida: “Eu fui vereador com o atual candidato e é interessantíssimo: eu fui o único vereador que apresentava, todos os anos, emendas do orçamento. Tirava de onde não tinha prioridade e colocava em programas como, por exemplo, o saneamento básico. Pasmem: o candidato votou contra todas as minhas emendas e agora ele vai pedir voto para esses bairros que ele votou contra”.
No quarto e último bloco, quando os candidatos puderam fazer perguntas relacionadas a qualquer tema, foram discutidos assuntos polêmicos, como o suposto envolvimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o crime organizado, os contratos da administração municipal com as empresas de transporte público e geração de postos de trabalho.
Clique aqui para assistir ao debate completo