Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O mês de maio terminou sem mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais de Mogi das Cruzes, segundo dados do Infosiga, do Governo do Estado, publicados na última quarta (19). A única morte registrada dentro dos limites do munípio foi em uma rodovia (Mogi-Dutra).
O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, atribui a queda nas mortes de trânsito às iniciativas que vêm sendo realizadas pela Prefeitura. “Está sendo realizado um trabalho integrado na busca por um trânsito mais seguro e humano em Mogi das Cruzes. Esta ação vai desde a criação do Comitê de Segurança Viária até ações de sinalização, fiscalização e educação para o trânsito, que são adotadas com base nos dados do Infosiga e estudos desenvolvidos pela secretaria. O objetivo de todo este trabalho é salvar vidas”, disse ele.
Lembrando que foi justamente no mês passado que a Prefeitura realizou em Mogi o “Maio Amarelo” – campanha que chama a atenção sobre a necessidade da adoção de um comportamento seguro no trânsito.
Entre os destaques da programação, estão dois ônibus caracterizados com a cor, o logo e o slogan da campanha que percorrerem linhas do sistema de transporte coletivo. Além disso, segundo a Prefeitura, agentes municipais de trânsito estão em ônibus municipais orientando os passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito, com foco principal no pedestre.
A programação também conta com atividades em cruzamentos de grande movimentação de pedestres e veículos, ações da Escola Mirim de Trânsito, blitz educativa, palestras e visitas a escolas.
“O fato de nenhuma morte em acidente de trânsito ter ocorrido nas ruas e avenidas de Mogi das Cruzes durante o mês de maio coroa as ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo e mostra que o trabalho de prevenção, conscientização, engenharia de tráfego e sinalização está sendo bem feito”, completou José Luiz.
Queda nas mortes é constante
No acumulado deste ano, aconteceram 26 mortes em acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes. O número é 18,75% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 32 acidentes fatais. O índice de redução de casos também evoluiu com relação a abril, quando a comparação no acumulado do ano com 2018 mostrava diminuição de 10,7%.