Quando a situação financeira da empresa aperta e as contas não fecham no fim do mês, a solução para o empreendedor que atua no estado de São Paulo pode ser o empréstimo da Desenvolve SP.
A Desenvolve SP é a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo que promove, desde 2009, o desenvolvimento sustentável do Estado por meio da concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas paulistas.
O objetivo da agência é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, com a geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado e a promoção do desenvolvimento local.
Como não visa o lucro e se preocupa com o investimento inteligente e a democratização do crédito, a instituição financeira oferece financiamentos com taxas e condições competitivas aos micro, pequenos e médios empreendedores paulistas.
Por se tratar de dinheiro público destinado a impulsionar o desenvolvimento, há algumas exigências legais. O empreendedor que busca investir em seu negócio ou que precisa de um fôlego financeiro deve seguir um passo a passo para ter o financiamento aprovado.
Primeiramente, o empresário tem que saber qual é a finalidade do recurso que ele busca. A Desenvolve SP tem cinco grandes pilares: capital de giro (que é para pagar o salário dos empregados ou pagar os fornecedores, por exemplo); linha para financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos; linhas para projetos de expansão e financiamentos; linhas de economia verde e as linhas de inovação.
Para as linha de capital de giro e máquinas e equipamentos, o empresário não pode ser pré-operacional, ou seja, ele precisa ter ao menos 12 meses de faturamento não intermitente. Para as outras três vertentes, o empresário pode ser pré-operacional ou pode já ter faturamento. Quem é Microempreendedor Individual (MEI) não consegue acessar nosso crédito. Um MEI tem faturamento anual de até R$ 81 mil e, neste caso, o empreendedor deve procurar o Banco do Povo Paulista (BPP). Conseguem acessar as linhas da Desenvolve os empresários que têm CNPJ enquadrado no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Para garantir a elegibilidade, é necessário atender algumas exigências documentais. A empresa não pode possuir nenhum apontamento no Cadin estadual, deve estar com sua situação regularizada no Serasa e possuir a Certidão Negativa de Débitos (CND). A CND é um documento essencial que atesta a ausência de débitos ou pendências financeiras, previdenciárias ou tributárias.
O segundo passo é entrar no site da Desenvolve SP, acessar o campo “empresas”, ver os detalhes de cada linha de crédito e entrar no “guia do financiamento”, área em que ele pode visualizar o que fazer para ter sua proposta submetida à análise.