Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Com o passar do tempo, principalmente após a pandemia, muitos bancos e instituições financeiras vem modernizando e digitalizando seus serviços, de forma que até empréstimo pessoal já pode ser solicitado por meio do WhatsApp, sem necessidade de comparecimento a uma agência.
Geralmente, os bancos mantêm no aplicativo de troca de mensagens assistentes de inteligência artificial que permitem a simulação das condições do empréstimo, como data de vencimento, juros e valor das parcelas, antes da contratação.
O Banco do Brasil foi o primeiro banco no país a oferecer serviços por meio do whatsapp, inicialmente com consultas de saldo. Posteriormente, a ferramenta passou a fornecer extratos e faturas do cartão de crédito. As operações por meio do aplicativo foram ampliadas para transferências, pagamentos, Pix e renegociação de dívidas, entre outras.
O BB foi pioneiro em diversas soluções sem interação humana, como o envio do informe de rendimentos. Entre outras inovações, estão o entendimento de mensagens de voz pelo assistente de inteligência artificial e o oferecimento de assistente virtual especializado em pessoas jurídicas, além de serviços relativos ao INSS sem interação humana e cobranças bancárias pelo WhatsApp.
Desde o lançamento da possibilidade de solicitar empréstimo pelo WhatsApp, em maio de 2022, o Banco do Brasil já contabilizou R$ 42 milhões em créditos pelo app. Somente em setembro foram negociados R$ 35 milhões pelo mensageiro e sem interação humana.
Em julho deste ano, a exemplo do BB, o Itaú Unibanco também passou a oferecer empréstimo pessoal pelo WhatsApp.
A iniciativa faz parte do iVarejo 2030, um projeto robusto de transformação do varejo do banco que aposta, entre outras iniciativas, na digitalização somada à manutenção da conveniência física como modelo de negócio. Com a novidade, o banco já soma mais de 50 funcionalidades na plataforma e milhões de atendimentos todos os meses.
“Nossa base de clientes é muito diversificada, com necessidades diferentes, tanto em razão do perfil como do momento da vida financeira de cada um. Para atendê-los, temos uma ampla oferta de produtos que podem ser contratados de forma 100% digital, 100% física ou iniciadas em um canal e concluídas em outro, se o cliente assim desejar. Entendemos que não faz sentido enxergar o mundo online e offline como coisas distintas, e por isso estamos integrando todos os canais do Itaú dentro de uma operação phygital, para entregar mais agilidade e comodidade aos nossos clientes”, afirma Flávio Iglesias, diretor da área de Produtos PF do Itaú Unibanco.
A Crefisa é outra instituição que conta com a possibilidade de contratação de empréstimo pessoal diretamente pelo WhatsApp. Ao entrar em contato com o número destinado à solicitação do crédito, os clientes passam a interagir com a “Cris”, assistente virtual que orienta no processo de contratação. Desde a simulação até o envio de documentos, o procedimento é todo realizado por meio do aplicativo. A análise é rápida e o retorno sobre o perfil vem em até 24 horas.
Como solicitar empréstimo pelo WhatsApp
Confira a seguir os números que devem ser contatados para solicitar empréstimo pessoal em uma das instituições. Após adicionar o contato, basta enviar uma mensagem e aguardar as instruções do atendimento eletrônico.
- Banco do Brasil: (61) 4004-0001
- Itaú Unibanco: (11) 4004-4828
- Crefisa: (11) 98806-0603