Na próxima segunda-feira (25), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) dará início a uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional em sete cidades da região do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano.
De acordo com o órgão, a cerimônia de abertura acontece na segunda, às 10h, na na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes, localizada na avenida Júlio Perotti, 57, Jd. Armênia, Mogi das Cruzes.
Até 5 de novembro, está prevista a realização de 700 diligências em serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências nos sete municípios. A ação terá como foco obras irregulares, indústrias, empresas, empreendimentos em funcionamento, produtores rurais, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs). Participam da operação, nove agentes fiscais do Crea-SP.
Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, para garantir a presença do responsável técnico técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. E desta forma, contribuir com a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.
Termo de Cooperação
Também na segunda-feira, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Crea-SP vão celebrar um Termo de Cooperação para permitir o cruzamento de dados entre os órgãos. Segundo a administração municipal, a medida facilitará o acompanhamento de obras em execução na cidade.
A assinatura deverá acontecer no prédio da Prefeitura, com a presença do prefeito Caio Cunha e do presidente do Crea-SP, engenheiro Vinícius Marchese Marinelli.
De acordo com o documento, o acordo tem a finalidade de estabelecer mecanismo de ação conjunta para o intercâmbio de informações cadastrais visando assegurar o cumprimento das normas legais relativas às atividades afetadas ao Sistema Confea/Crea, a responsabilidade técnica e outras determinações legais referentes a pessoa física ou jurídica.
“A assinatura do Termo de Cooperação permitirá que os dados da administração municipal e do Crea-SP tenham um cruzamento mais rápido e eficiente, facilitando a fiscalização para garantir que as obras de construção ou reforma realizadas em Mogi das Cruzes tenham profissionais capacitados, o que garante a segurança dos responsáveis pelos serviços e de quem vive, trabalha ou passa por estes locais”, disse o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues.