Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: prefeitos do Alto Tietê assinam Termo de Intenção para aquisição de vacinas



Em reunião realizada nesta terça-feira (5) para empossar a nova diretoria do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), os prefeitos da região assinaram um Termo de Intenções para aquisição conjunta de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).



A princípio, as tratativas visam a compra de aproximadamente 300 mil doses, o que corresponde a 5% da população do Alto Tietê (duas doses por pessoa). Além de reserva técnica para assegurar a imunização dos grupos prioritários, a proposta dos prefeitos é ampliar a vacinação para profissionais das redes municipais de educação e da segurança pública. O público-alvo do plano de vacinação do Estado é composto por idosos acima de 60 anos, indígenas, quilombolas e profissionais da saúde.



Além da formatação de estratégias regionais para a vacinação, a nova gestão tem pela frente os desafios do enfrentamento da pandemia e a pressão junto ao Governo de SP para a implantação de um hospital de campanha regional de combate à Covid-19 no Hospital das Clínicas de Suzano, além da criação de 40 leitos de UTI no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes.



Nova diretoria

Após votação, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi foi conduzido ao cargo de presidente do consórcio, já ocupado por ele em 2018 e 2019. O mandato é de um ano e também compõem a diretoria os prefeitos de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, como vice-presidente; Caio Cunha, de Mogi das Cruzes, como 1º tesoureiro; Luís Camargo, de Arujá, 2º tesoureiro; Guti Costa, de Guarulhos, como secretário.



“Já temos uma reunião agendada no Instituto Butantan, que está produzindo o imunizante Coronavac e pretendemos adquirir por meio do consórcio 300 mil doses de vacina, já considerando a primeira e a segunda dose no intervalo de 21 dias, o que equivale a 5 % da população do Alto Tietê, que utilizaremos para retaguarda, já que temos experiência de outras campanhas de vacinação por isso identificamos a necessidade, além de propormos a ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão dos profissionais da educação, o que futuramente poderá garantir a volta das aulas presenciais com segurança, e dos profissionais de segurança pública”, disse o presidente do Consórcio, Rodrigo Ashiuchi, ao informar que outros laboratórios também serão consultados sobre a disponibilidade de vacina.

Rodrigo Ashiuchi (Foto: Irineu Junior/Secop)

A eleição ocorreu de forma unânime e a composição para 2021 ficou da seguinte forma:

  • Presidente: Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano
  • Vice-presidente: Eduardo Boigues, prefeito de Itaquaquecetuba
  • 1º Tesoureiro: Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes
  • 2º Tesoureiro: Luís Camargo, prefeito de Arujá
  • Secretário Geral: Guti Costa, prefeito de Guarulhos
  • Presidente do Conselho Fiscal: Zé Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema
  • Membros do Conselho Fiscal: Carlos Alberto Taino Inho, prefeito de Biritiba Mirim; Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos; Márcia Bin, prefeita de Poá; Vanderlon Oliveira Gomes, prefeito de Salesópolis; Adriano Levorin, prefeito de Santa Branca; e Carlos Chinchilla, prefeito de Santa Isabel

Durante a cerimônia o ex-prefeito de Guararema e ex-presidente de Guararema, Adriano de Toledo Leite, foi anunciado como o novo secretário executivo do Condemat.

Os prefeitos Zé Luiz, de Guararema e Carlos Alberto Taino Inho, de Biritiba Mirim, não puderam comparecer por motivos de saúde e foram representados, respectivamente, pela secretária de Assuntos Jurídicos de Guararema, Renata Matsuda e pela vice-prefeita de Biritiba Mirim, Adriana Rufo

Também participaram da cerimônia de posse os deputados Marco Bertaiolli, federal e André do Prado, estadual, e o coronel Felício Kamiyama, assessor da deputada federal, Katia Sastre.

Mais leitos

Na solenidade de posse, realizada no Cemforpe Mogi das Cruzes, prefeitos e parlamentares também assinaram uma carta-compromisso com o objetivo de cobrar junto ao Governo do Estado a agilidade dos leitos para tratamento da Covid -19 no Hospital das Clínicas e no Dr. Arnaldo Pezzuti.

“Nossa região já passou de 70% de ocupação dos leitos, por isso vemos esta necessidade da implantação de um hospital de campanha regional em alguma estrutura já existente na região, como é o caso do HC de Suzano”, reforçou o presidente.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: