Parte do novo lote de doses da vacina da Janssen recebido pelo município de Mogi das Cruzes está sendo destinada à vacinação contra Covid-19 de pessoas em situação de rua, informou a Prefeitura. O trabalho começou na manhã desta segunda-feira (28), no Pró-Hiper.
O principal diferencial deste imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose, atingindo eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação.
“Fizemos essa opção por conta dessas pessoas não ficarem em abrigos fixo, evitando uma possível dificuldade para aplicação da segunda dose”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.
Esta vacina foi produzida com adenovírus humano e por tecnologia de DNA recombinante. Segundo a administração municipal, elas virão em ampolas com 5 doses de 0,5ml cada em suspensão pronta para o uso, sem necessidade de diluição, como é o caso da vacina da Pfeizer. Isso facilita o uso das vacinas deste fabricante para drive-thrus, por exemplo.
Com esse primeiro lote da Janssen, Mogi das Cruzes passa de 227 mil doses já recebidas, somando de outros laboratórios (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer), informou a Prefeitura, acrescentando que, até esse momento, o município já aplicou 158.942 primeiras doses e 49.193 segundas doses.