Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: Alto Tietê receberá novas doses para prosseguir com vacinação de idosos



Os municípios do Alto Tietê devem receber nesta quinta-feira (25) um novo lote de Astrazeneca para a continuidade da vacinação de idosos, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Os municípios, porém, ainda aguardam os imunizantes para utilização como segunda dose de trabalhadores da saúde.



Atenção: matéria atualizada às 9h24 de 25 de fevereiro de 2021 para retificar informações corrigidas pelo Condemat a respeito da fabricante e quantidade de doses da vacina



Segundo o Condemat, em comunicado enviado hoje (24) o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) informou aos municípios que existe a possibilidade de que as vacinas de segunda dose para o grupo sejam entregues no final de semana, porém, no mesmo comunicado eles enfatizam que isso não está certo ainda.



No total, os municípios do Alto Tietê receberão 9.910 doses destinadas à complementação da vacinação de idosos entre 85 a 89 e novas doses para imunização de idosos de 80 a 84 anos. Confira a distribuição abaixo.



MunicípioDoses
Arujá540
Biritiba Mirim270
Ferraz de Vasconcelos810
Guararema270
Itaquaquecetuba1.320
Mogi das Cruzes3.470
Poá750
Salesópolis180
Santa Isabel480
Suzano1.820
Total9.910
Fonte: Condemat

As Prefeituras Municipais devem divulgar, em breve, como se dará a continuidade da vacinação em cada uma das cidades.

Segunda dose

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, a ausência da segunda dose para os trabalhadores de saúde neste lote, coloca os gestores municipais numa situação bastante delicada, pois inicia a vacinação de um novo grupo prioritário sem que haja disponibilidade de vacinas para a segunda dose dos trabalhadores da saúde, primeiro grupo prioritário atendido.

Até o momento, os municípios receberam apenas 59% do total de doses de CoronaVac enviadas para trabalhadores de saúde para aplicação de segunda dose, informou o Condemat.

“Os trabalhadores da saúde começaram a ser imunizados na região a partir do dia 20 de janeiro e até o momento não recebemos a quantidade total de segunda dose para este público, o que coloca em risco a eficácia da imunização por conta do prazo para aplicação da segunda dose preconizado em até 21 dias”, disse a coordenadora.

O Condemat afirmou que oficializou o questionamento ao Governo de SP, cobrando ainda informações fundamentais para o planejamento da campanha nos municípios.

“Desde o início do ano estamos cobrando celeridade e transparência nas informações sobre o quantitativo de doses a ser disponibilizado para cada grupo nos municípios, o que facilitaria nosso planejamento, bem como minimizaria as cobranças dos munícipes que também buscam estas informações”, reforçou Adriana.

Com a nova remessa de vacinas, a região do Condemat – que inclui as dez cidades do Alto Tietê, além de Guarulhos e Santa Branca – contabilizará 128.670 vacinas recebidas em cinco lotes desde o dia 20 de janeiro. Os municípios seguem o Plano Nacional de Imunização.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a vacinação em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP