Categorias
BRASIL

OMS declara pandemia do coronavírus; Alto Tietê tem seis casos suspeitos e um confirmado



Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou nesta quarta-feira (11), que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia.



A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. “A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]”, afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.



O Ministério da Saúde marcou para 14h o início do boletim diário de atualização.



No Brasil

Na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a declaração de pandemia não muda as medidas no Brasil. De acordo com ele, o país continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados. 



Ainda nesta quarta, o titular da pasta vai participar de comissão geral na casa, onde irá apresentar a deputados informações sobre as ações do governo acerca do problema.

No Alto Tietê

Depois de diversas suspeitas que não se confirmaram, as Prefeituras da região do Alto Tietê monitoram, no momento, seis casos suspeitos de coronavírus, sendo três em Mogi das Cruzes, dois em Poá e um em Suzano.

Na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos anunciou o primeiro caso confirmado de coronavírus em todo o Alto Tietê.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, trata-se de uma mulher de 33 anos, moradora da Vila Solar. A paciente trabalha em um hospital da capital e teve contato com um caso suspeito do vírus. Vale destacar que ela não viajou para fora do país.

A mulher começou a se sentir mal no começo desta semana e procurou o hospital no qual trabalha, onde um resultado preliminar deu como negativo para Covid-19. Com a insistência dos sintomas, a mulher procurou outro hospital, desta vez na cidade de Suzano, onde foi realizado mais um exame. Logo após, ela foi por conta própria para outro hospital da rede que trabalha e hoje de manhã o caso foi confirmado, informou a administração municipal.

*com informações da Agência Brasil

Veja também:

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *