Categorias
MOGI DAS CRUZES

Contra cânceres de próstata e útero, UMC fará exames gratuitos de toque e papanicolau



Com o objetivo de trabalhar a prevenção aos cânceres de próstata e útero e ampliar o acesso dos moradores do Alto Tietê à saúde, o curso de Medicina da UMC realizará, no dia 7 de março, das 8h às 16h, na Policlínica, um evento para orientar, incentivar a população quanto aos exames periódicos, além de colher, gratuitamente, o Papanicolau (para as mulheres) e realizar o exame de Toque Retal e PSA (para os homens).



Segundo dados estatísticos da OMS, o vírus HPV, transmitido principalmente sexualmente é responsável por causar o câncer no colo do útero, doença esta que acomete sobretudo mulheres com mais de 25 anos e é a quarta maior causa de morte por câncer no Brasil. Já o câncer de próstata, muito temido pelos homens, é a segunda maior causa de morte no sexo masculino no Brasil (depois apenas do câncer de pele). O assunto, na verdade, é cercado de preconceitos, desde questões culturais até o medo de realmente descobrir uma doença.



O professor doutor Edmir José Marin informa que realizar periodicamente o exame de Papanicolau é o principal método de prevenção contra a doença. “O exame é realizado no consultório e não necessita de anestesia ou qualquer tipo de medicamento. É um procedimento simples, rápido e indolor, podendo causar apenas um pequeno desconforto no momento da coleta”. Além do mais, o exame também é indicado para detectar algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a candidíase.



Assim como o Papanicolau, o exame de Toque Retal também é simples, rápido e considerado muito eficiente para detecção de doenças (benignas ou malignas) no corpo masculino. 



De acordo com a universidade, além da realização dos exames clínicos, o plantão contará ainda com atendimentos psicológicos à comunidade.

Vale lembrar que a Policlínica da UMC está localizada na Rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, nº 170, no Centro de Mogi das Cruzes. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 4728-5383.

Serviço

  • Data: 07/03/2020
  • Horário: 8h às 16h
  • Local: Policlínica da UMC – Rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 170 – Centro
  • Ação: Campanha de prevenção e combate aos cânceres de colo do útero e próstata
  • Realização de exames de Papanicolau, toque retal e PSA
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *