Categorias
BRASIL

Consulta e saque do FGTS podem ser feitos pelo aplicativo; saiba como



Com o intuito de reduzir as filas nas agências bancárias e, assim, evitar aglomerações que possam favorecer a disseminação do novo coronavírus, a Caixa Econômica Federal vem liberando o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) por meio de aplicativo.



A liberação de saque pelo app está disponível para ambas as modalidades previstas em lei: saque-aniversário e saque por demissão. “A partir de agora, o trabalhador não necessita ir a um ponto de atendimento físico para sacar seu recurso do FGTS”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa.



Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, o trabalhador pode solicitar que o saque seja feito em uma conta da Caixa ou de outro banco, sem nenhum custo. Também é possível consultar os valores de seu FGTS já liberados para saque, fazer upload de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque, serviços que também estão disponíveis no site da Caixa.



Como consultar e pedir o saque do FGTS

  • Primeiro faça o download do aplicativo FGTS e, depois, sua instalação;
  • Em seguida, selecione a opção “Cadastre-se”;
  • Então, preencha as informações em tela. Por exemplo, nome completo, data de nascimento e número do CPF. Por fim, deve-se cadastrar uma senha e e-mail para ver o Fundo de Garantia pelo celular, pelo app;
  • Acesse a conta do e-mail de cadastro e abra o e-mail de confirmação de cadastro, clicando no link interno;
  • Faça o login com a senha, resposta algumas perguntas sobre o histórico trabalhista e, finalmente, tenha acesso aos dados de FGTS

Saque aniversário do FGTS

O saque aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.



Para receber o recurso, entretanto, é necessário optar pela sistemática e vale ressaltar que, neste caso, o trabalhador perde o direito de sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa.

O saque aniversário permite o resgate de 50% do FGTS para quem tem até R$ 500 na conta e até 5% para quem tem acima de R$ 20.000. O percentual vai caindo de acordo com o saldo em conta.

Confira abaixo o calendário do Saque Aniversário do FGTS 2021:

Mês de aniversárioPeríodo para saque
Janeiro4/1 a 31/3
Fevereiro1/2 a 30/4
Março1/3 a 31/5
Abril1/4 a 30/6
Maio3/5 a 30/7
Junho1/6 a 31/8
Julho1/7 a 30/9
Agosto2/8 a 29/10
Setembro1/9 a 30/11
Outubro1/10 a 31/12
Novembro1/11 a 31/1/22
Dezembro1/12 a 28/2/22
Fonte: Caixa Econômica Federal

De acordo com a Caixa, todos os trabalhadores que optarem pelo saque aniversário no site do banco até o último dia do mês do seu aniversário podem receber o valor no mesmo ano da opção.

Os trabalhadores que aderirem à modalidade podem solicitar o dinheiro no APP FGTS, indicando uma conta bancária em qualquer instituição financeira. A transferência é gratuita. Se o trabalhador não sacar o valor no período, o dinheiro volta para a conta do FGTS.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: