Categorias
BRASIL

Conheça os benefícios de incluir o CPF na Nota Fiscal


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A prática da Nota Fiscal surgiu como um mecanismo para que os governos estaduais controlem a tributação fiscal do comércio. Cerca de 16 das 27 unidades federativas no Brasil participam do sistema que inclui o CPF dos consumidores na nota fiscal.


Além de controlar a tributação fiscal, o sistema possibilita o acompanhamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e auxilia no combate da sonegação de impostos ou pirataria. 

Muitos consumidores não sabem mas há vários benefícios para quem opta em realizar a inclusão do CPF na nota fiscal.

Leia também:  Empréstimo com garantia de celular: como funciona a nova modalidade de crédito

Em algumas regiões do Brasil, como nos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná, Rondônia e Goiás, colocar o CPF na nota fiscal garante descontos em impostos. O consumidor consegue acessar um abatimento de até 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano seguinte.


Já em cidades como Rio de Janeiro, Manaus e Salvador os consumidores têm um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU).

É possível realizar o resgate de valores ou obter o cashback. O dinheiro da conta pode retornar para o consumidor ou ficar armazenado em uma carteira digital, podendo ser utilizado em futuras compras.

Leia também:  Calendário do PIS/Pasep 2025 é divulgado; veja datas de pagamento

Algumas compras com CPF na nota garantem que possa ser feito um repasse dos valores da transação para instituições sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs). É necessário se informar sobre as regras e condições dessa campanha por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz) estadual.

Os consumidores também podem ter uma melhoria no Score de Crédito solicitando o CPF na Nota Fiscal. O Score de Crédito é um importante pontuação que as instituições financeiras utilizam para avaliar as solicitações de crédito aos cidadãos. Ao colocar o CPF na nota, a pessoa está indicando para o mercado que tem realizado movimentações financeiras, e isso acaba elevando o Score do consumidor.

Leia também:  Veja como fazer empréstimo de até R$ 50 mil na Caixa e pagar em 72 vezes
Compartilhe essa notícia: