Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
A prática da Nota Fiscal surgiu como um mecanismo para que os governos estaduais controlem a tributação fiscal do comércio. Cerca de 16 das 27 unidades federativas no Brasil participam do sistema que inclui o CPF dos consumidores na nota fiscal.
Além de controlar a tributação fiscal, o sistema possibilita o acompanhamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e auxilia no combate da sonegação de impostos ou pirataria.
Muitos consumidores não sabem mas há vários benefícios para quem opta em realizar a inclusão do CPF na nota fiscal.
Em algumas regiões do Brasil, como nos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná, Rondônia e Goiás, colocar o CPF na nota fiscal garante descontos em impostos. O consumidor consegue acessar um abatimento de até 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano seguinte.
Já em cidades como Rio de Janeiro, Manaus e Salvador os consumidores têm um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU).
É possível realizar o resgate de valores ou obter o cashback. O dinheiro da conta pode retornar para o consumidor ou ficar armazenado em uma carteira digital, podendo ser utilizado em futuras compras.
Algumas compras com CPF na nota garantem que possa ser feito um repasse dos valores da transação para instituições sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs). É necessário se informar sobre as regras e condições dessa campanha por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz) estadual.
Os consumidores também podem ter uma melhoria no Score de Crédito solicitando o CPF na Nota Fiscal. O Score de Crédito é um importante pontuação que as instituições financeiras utilizam para avaliar as solicitações de crédito aos cidadãos. Ao colocar o CPF na nota, a pessoa está indicando para o mercado que tem realizado movimentações financeiras, e isso acaba elevando o Score do consumidor.