Categorias
BRASIL

Conheça o Inep, organizador do Enem e Encceja, e saiba mais sobre as provas em 2021



Os exames mais discutidos neste início de 2021 são, sem dúvida, o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). E quem está se preparando para uma das provas sabe que todos os procedimentos do processo seletivo são centralizados no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mas nem todos sabem qual é exatamente sua função.



O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo promover estudos, pesquisas e avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro, com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional.



O instituto foi criado por lei em 13 de janeiro de 1937, com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia e a função de organizar documentos referentes a educação e “doutrinas e técnicas pedagógicas”. O instituto também prestava assistência na seleção e formação de funcionários públicos da União.



Já em 1972, o instituto ganhou o nome de Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais. A partir de então, sofreu cortes no orçamento e quadros de funcionários. Depois da abertura política, a extinção do órgão chegou a ser prevista pela proposta de reforma administrativa do governo Collor de Melo, o que não se concretizou.



Hoje o Inep realiza levantamentos estatísticos, com o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além de avaliações em todos os níveis e modalidades de ensino, como o Enem e o Encceja.

Confira abaixo alguns exames de responsabilidade do Inep:

Exames sob responsabilidade do INEP

  • Provinha Brasil
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): Prova Brasil e Avaliação Nacional da Educação Básica
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja): Exame supletivo de âmbito nacional.
  • Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
  • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)
  • Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente
  • Certificado de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais – Prolibras
  • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras

O atual presidente do Inep é Alexandre Lopes, que ocupa o cargo desde 17 de maio de 2019.

Fachada do Inep – Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Enem 2021

O Enem que será realizado em 2021 é, na verdade, o que foi adiado no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus.

Quem se inscreveu para a prova já pode consultar o local do exame no cartão de confirmação de inscrição, que foi disponibilizado no site do Inep.

Além do local, o participante consegue consultar no cartão o número de inscrição, o registro da hora e data do Enem e a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.

A atual edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados. Saiba mais sobre o exame.

Encceja 2021

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos está com inscrições abertas àqueles que não terminaram os estudos e agora desejam conclui-los.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

O prazo para se candidatar vai até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. Saiba mais sobre o exame.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: