Categorias
CULTURA

Confira atrações da Mostra Internacional de Poesia em Movimento no Alto Tietê



Cinco cidades da região receberão a 1ª Mostra Internacional de Poesia em Movimento no Alto Tietê (Mipemat) entre os dias 8 de julho e 6 de agosto, com mais de 60 atrações culturais.



As atividades gratuitas serão realizadas nos municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá e Biritiba Mirim.



O principal objetivo desta edição é promover a diversidade cultural, o aprendizado coletivo, e a interação entre público e artistas de diferentes linguagens e saberes.



O Conjunto Afrikanse iniciará a programação com um sarau lusófono, com contação de história nas linguagens étnicas africanas de Angola, Nigéria, Moçambique, Congo e Guinés, além da atração musical ‘Nossos Cantos e Contos’, com a participação da cantora Angolana Jéssica Areias e do compositor e etnomusicólogo moçambicano Otis Selimane.



Também terá a apresentação musical com o Mestre Nico e o Balanço da Manipueira, que fará um show e uma vivência de Maracatu Rural, com a participação de artistas indígenas.

O coletivo Slam da Guilhermina e o grupo Slam da Roça Conpoema promoverão competições amistosas de poesia, enquanto a Trupe Trapaceiros trará o espetáculo circense-teatral ‘Quando acordei, o circo já tinha ido embora’.

Já a Cia. Menina Fulô fará uma performance para crianças e bebês: ‘Dança Dentro’. A Cia. Oya Ô apresenta a tradição oral guineense em ‘Contos e cantos da Guiné-Bissau’. O projeto ‘Batucada das Pretas’, por sua vez, fará uma roda de samba protagonizada por mulheres negras, com composições autorais.

O coletivo ‘AFROJAM-SP’ realizará uma interação musical sob a insígnia ‘celebração e protagonismo: das tradições ao afrofuturismo’, inspirado nos antigos clubes de Jazz.

A mostra também terá a presença do escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, que é autor dos livros ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’, ‘A Vida Não é Útil’, ‘Futuro Ancestral’ e ‘O Amanhã Não Está à Venda’.

A programação de apresentação ainda conta com nomes como Atelier GRAVE, Combuca da Judite, Malu Bandeira, Landy Freitas, Erick Kalonji, Brendo Lima, C.T.I – Teatro da Investigação, Melvin Santhana, Buraco d’Oráculo, Cia Chaveiroeiro, Conjunto Afrikanse, Queila Rodrigues, Palhaço Dudu, Cia. Menina Fulô, Slam da Guilhermina, Ateliê Linha Prendada, Hever Alvz, Jéssica Areias, Ermi Panzo, Jéssica Nascimento Olaegbé, Daniel Minchoni, Cabocla de Lança Estandarte Poéticos, Mafuane Oliveira, Memeu Cabral, Ratho ZL, Marcelo Barbosa, Congada Santa Efigênia, Palhaço Vandoxxidoo, Jô Freitas, Setes – Cia de dança, Leonnardo Sobreira, Wal Serra, Urukum Sarau, Sarau Mistura Poética, Trupe Trabapeceros, Di Mandê, Cauê Silva, Leonardo Matumona, Patrícia Jimy, O Gato Gago, Ateliê Omi, Brenô, Sandra Vianna, Carla Pozo, Tiago Costa, Maurício Noro, Rodrigo Góes e DJ ARMatese, entre outros.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)