Categorias
EMPREGOS

Concursos 2022: veja como fazer a inscrição para o concurso da PM SP

Está aberto o prazo de inscrição para o concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) que vai preencher 2.700 vagas de soldado de 2ª classe. O edital da seleção foi publicado no último dia 4.

O cargo requer ensino médio completo e conta com remuneração básica inicial de R$ 3.875,27, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade.


Além da escolaridade exigida, para se inscrever no concurso, é necessário ser brasileiro, ter entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, estar em dia com obrigações eleitorais e militares e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”. Tatuagens são permitidas, desde que não faça alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos.

Leia também:  PM recupera quatro motocicletas furtadas de loja em Mogi das Cruzes

Os aprovados no concurso para soldado da PM/SP serão responsáveis por realizar policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, direitos humanos e de gestão pela qualidade.


Apostila para soldado da PM SP
Caderno de questões para soldado da PM SP

Inscrição e provas do concurso


Os interessados devem realizar a inscrição até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2022, exclusivamente, pela internet, por meio do site da Fundação Vunesp. O valor da taxa de inscrição é de R$ 57 e deve ser pago até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.

Leia também:  PM prende suspeito de tentar furtar clínica médica na região central de Mogi das Cruzes

A seleção da PM/SP para soldado conta com provas objetivas, prova dissertativa – redação, exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

As provas objetiva e dissertativa serão realizadas no dia 4 de setembro. A primeira será composta por 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de língua portuguesa; matemática; conhecimentos gerais; informática; e noções de administração pública. Já a outra cobrará a elaboração de uma redação de tema a ser informado no momento da prova.

Leia também:  Homem é preso pela PM por porte ilegal de armas de fogo em Guararema

Os exames serão aplicados em 11 cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo. A opção pela cidade de aplicação das provas deve ser feita durante a inscrição.

O curso de formação será realizado na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção” e tem duração média de um ano.

Preparação

Compartilhe essa notícia: