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A Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro, deve mobilizar as lojas dos mais diversos setores em Mogi das Cruzes, com promoções que vão se estender além da data oficial das liquidações, segundo previsão da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes).
“A Black Friday surgiu em função das promoções atrativas das grandes redes. Nos últimos anos, no entanto, cada vez mais o comércio em geral, em especial as lojas físicas e de menor porte, e até mesmo o setor de serviços, passaram a enxergar a data como uma oportunidade de girar mais negócios, o que é bom para o consumidor que encontra promoções de todos os tipos. Hoje a população já espera pelo mês de novembro para fazer compras, inclusive para antecipar a aquisição de presentes de Natal”, ressalta Fádua Sleiman, vice-presidente da ACMC, ao destacar que muitas lojas estendem as promoções da Black Friday para uma semana ou até mais tempo.
Em razão da pandemia e de algumas restrições que ainda persistem nas lojas físicas, como limite de capacidade em 60%, mais do que nunca é esperado um aumento nas vendas pela internet durante a Black Friday. A dirigente da ACMC diz que essa tendência deve se refletir também nos comércios menores que, por conta da quarentena, passaram a utilizar mais as redes sociais e os serviços de delivery para atender aos consumidores.
“Ainda que com restrições na capacidade, o comércio já está praticamente funcionando no horário normal e a expectativa é de movimento maior de pessoas durante a Black Friday. Mas muitas lojas também estão preparadas para atender o consumidor que não quer fazer a compra física através do e-commerce. É importante essa adaptação do comércio aos novos hábitos de consumo”, enfatiza a vice-presidente da ACMC.
No ano passado, as vendas na semana da Black Friday cresceram 6% em relação a 2018. Para este ano, a estimativa é de um aumento de 3% nos negócios (projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo Fecomércio), com destaque mais uma vez para o setor de eletroeletrônicos, mas oportunidades para todos os ramos – de móveis a alimentos.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, o faturamento das vendas na Black Friday neste ano deve superar o resultado de 2019, com um faturamento estimado em R$ 6,9 bilhões.