Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com sintomas de Covid-19? Prefeitura de Mogi das Cruzes orienta o que fazer


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura Municipal informou que Mogi das Cruzes mantém a Central de Monitoramento Pré-Covid para, entre outros serviços, orientar os munícipes com sinais e sintomas do novo coranavírus ou que tiveram contato com casos positivos sobre as melhores opções de atendimento.


De acordo com a administração municipal, a equipe é formada por médicos, enfermeiros e técnicos que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (11) 4798-7383.


A Central de Monitoramento funciona na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, e integra o atendimento Pré-Covid, que conta com mais cinco unidades referenciadas: Vila Suissa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga e Jardim Universo. Nestes seis locais é possível realizar o teste rápido de swab nasal, com resultado em 20 minutos. 


O Hospital Municipal continua prestando atendimento exclusivo à Covid-19 e se mantém como principal retaguarda de internação. No entanto, o avanço da imunização tem reduzido significativamente o volume de internações. “Ainda assim, quanto mais rápido o início do tratamento, melhor será a recuperação do paciente e menores os riscos de agravamento do caso”, destaca a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.


Ela ressalta, ainda, que os munícipes devem evitar as unidades de urgência e emergência, como UPAs e 24 horas, com sintomas leves. “O ideal é se dirigir ao Hospital Municipal, que mantém toda infraestrutura de atendimento ao Covid-19, ou paras as unidades referência, deixando as UPAs para outras comorbidades”, afirmou.

Todas as unidades de referência realizam uma triagem inicial e classificação de risco pelo enfermeiro, com objetivo de informar os principais sintomas e verificar sinais como pressão arterial, temperatura e oxigenação. 

Entre os recursos utilizados pela equipe está o oxímetro portátil, que mede os níveis de saturação de oxigênio, o que pode indicar precocemente uma das principais complicações do novo coronavírus que é a falta de ar. Os principais sintomas da Covid-19 são febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e falta de ar. 

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile